Começa nesta quarta-feira (19) a distribuição de 251,2 mil doses de CoronaVac aos municípios gaúchos, quantidade suficiente para zerar o déficit de segundas doses que estão em atraso no Rio Grande do Sul, segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES). Serão entregues 188,8 mil doses do imunizante contra a covid-19 que chegaram ao RS na tarde desta terça-feira (18) e mais as 62,4 mil ampolas que aterrissaram no Estado na última sexta-feira (14).
De acordo com a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri, somando as duas remessas, será distribuído "quantitativo suficiente para que todos os que tomaram a primeira dose de CoronaVac possam completar o esquema vacinal, o que é fundamental para a eficácia do imunizante".
Doses por município
Das mais de 25o mil doses de CoronaVac que serão entregues, Porto Alegre ficará com a maior parte: 37.590 ampolas, número equivalente a 14,9% do total. Em seguida aparecem Caxias do Sul (9.020 doses) Pelotas (8.520), Canoas (7.380), Gravataí (6.130) e Santa Maria (5.440). Confira abaixo a lista de todos os municípios e a quantidade de doses que receberão.
Distribuição
Conforme a programação definida pelo governo do Estado, na manhã de quarta-feira, as seguintes Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) poderão retirar suas doses na Central Estadual de Distribuição e Armazenamento de Imunobiológicos (Ceadi): 1ª (Porto Alegre), 8ª (Cachoeira do Sul), 13ª (Santa Cruz do Sul), 16ª (Lajeado), 18ª (Osório) e Secretaria Municipal de Saúde da Capital.
À tarde, municípios próximos a Porto Alegre também poderão retirar suas doses diretamente na Ceadi. São eles: Alvorada, Canoas, Esteio, Gravataí, Montenegro, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Taquara e Viamão.
As cargas das demais coordenadorias serão entregues com o auxílio de avião e helicópteros da Brigada Militar e da Polícia Civil. A previsão é de que os pousos sejam em Caxias do Sul, Santa Maria, Erechim, Palmeira das Missões, Santo Ângelo, Bagé e Pelotas.
Já as 269.100 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca que também chegaram nesta terça ao RS serão reservadas, por recomendação do Ministério da Saúde, para aplicação de segundas doses. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, "as vacinas ficarão armazenadas na Central Estadual de Distribuição e Armazenamento de Imunobiológicos (Ceadi) até o momento de enviá-las aos municípios".