Até o final da próxima semana, o Instituto Butantan deve entregar mais de 5,6 milhões de doses de CoronaVac ao Ministério da Saúde para distribuição aos Estados. Com essa perspectiva, o governo gaúcho deve colocar em dia as segundas doses de quem está em atraso.
Ao Gaúcha Atualidade desta quarta-feira (5), a secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, informou que o Butantan tem um cronograma de entrega de vacinas que se estende até a outra sexta-feira (14). Ao todo, serão 5.688.000 de doses para envio às unidades da federação.
Sem confirmar o quantitativo que virá para o Rio Grande do Sul, a secretária disse que o número deve ser suficiente para garantir a finalização do esquema vacinal de quem venceu os 28 dias de intervalo até 30 de abril. Por meio de sua assessoria de imprensa, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) informou que o Estado costuma a receber 6% das doses, o que corresponde a 341.280 do total distribuído pelo Ministério da Saúde. Até terça-feira (4), o RS tinha mais de 464,7 mil pessoas aguardando o reforço da imunização.
Em Porto Alegre, que amanheceu nesta quarta-feira (5) com longas filas em busca de uma das poucas doses disponibilizadas para reforço da imunização, há mais de 60 mil pessoas com mais de 28 dias de atraso. Com o quantitativo disponibilizado nesta quarta-feira, será possível completar o esquema de apenas 8,15% desses em atraso.