Os leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) nos hospitais de Porto Alegre mantiveram a tendência de queda neste sábado (1), embora a taxa de ocupação permaneça em patamares elevados. Conforme dados do painel da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), havia 497 pacientes com confirmação para a covid-19 internados em UTIs neste sábado, ante 515 do dia anterior. A redução foi de 18 enfermos sob cuidados intensivos no período de 24 horas.
Os dados da SMS indicam ainda que 23 infectados pelo coronavírus estão em emergências aguardando vaga em leito de UTI. Outros 18 pacientes estão na mesma situação de espera em decorrência de outras doenças.
A taxa geral de ocupação de leitos neste sábado, levando em consideração outras causas de doenças além do coronavírus, ficou em 91%. Na sexta-feira (30), o indicador estava em 91,1%. Especialistas apontam que, para as alas funcionarem dentro de padrões de normalidade, é preciso ter, no máximo, 85% de lotação.
Quatro hospitais da Capital apresentam ocupação igual ou superior a 100% dos leitos de UTI: Ernesto Dornelles (127,5%), Moinhos de Vento (115,15%), Santa Ana (110%) e São Lucas (105,08%).
Com exceção do Ernesto Dornelles e do Vila Nova, que exibiam no painel da prefeitura dados da sexta-feira, todos os outros hospitais apresentavam números atualizados deste sábado.
Conforme o painel da SMS, neste sábado, Porto Alegre contava com 991 leitos operacionais, sendo que 870 deles estavam ocupados. Outros 35 encontram-se bloqueados para procedimentos de desinfecção ou manutenção.