A Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgou, na manhã desta terça-feira (11), uma recomendação aos municípios gaúchos sobre o uso da vacina de Oxford/AstraZeneca. A pasta orienta que as prefeituras suspendam temporariamente a aplicação desta vacina para gestantes e puérperas, que são as mulheres no período de até 45 dias após o parto.
Conforme a SES, esta é uma medida preventiva que segue a orientação da Anvisa até que seja esclarecido o óbito de uma gestante após a vacinação com o imunizante — segundo reportagem da Folha de S.Paulo, o chamado "evento adverso" ocorreu no Rio de Janeiro. A suspensão não significa que a morte tenha relação direta com a vacina, mas, sim, que o caso está sendo investigado.
A orientação da Anvisa é de suspensão imediata da aplicação da vacina de Oxford/AstraZeneca em gestantes. Conforme o órgão, o uso "em situações não previstas na bula só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente".
Ainda assim, a SES optou por estender a suspensão a todas as puérperas também. Questionada, a pasta informou que a medida foi adotada por "precaução".
À tarde, a SES divulgou nota orietando as gestantes que já realizaram a primeira dose com essa vacina a aguardar orientações com relação à aplicação da segunda. A secretaria afirmou que espera nova orientação do Ministério da Saúde e que o Programa Estadual de Imunizações também emitirá notas para esclarecer o assunto assim que novas diretrizes sejam definidas. Até este momento, segundo a nota, não foi notificado nenhum evento adverso grave em gestantes no Rio Grande do Sul.
Cidades anunciam suspensão
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre já havia anunciado, no início da manhã, a suspensão da imunização em gestantes com doses da vacina de Oxford/AstraZeneca. Por volta de 12h30min, a SMS informou que a suspensão também é válida para as puérperas — medida que segue a orientação estadual.
Na Capital, o grupo pode procurar a vacina da Pfizer em quatro unidades de saúde: IAPI, Santa Marta, Modelo e Santa Cecília. As doses deste fabricante só estão disponíveis em Porto Alegre. O horário de atendimento é das 8h às 17h.
Na Região Metropolitana, os municípios de Alvorada, Gravataí, Viamão, São Leopoldo, Canoas, Eldorado do Sul, Cachoeirinha, Novo Hamburgo e Sapucaia do Sul já suspenderam a vacinação de grávidas. Apenas Alvorada e Gravataí anunciaram a suspensão para puérperas também.
As prefeituras de Santa Maria, Caxias do Sul, Pelotas e Rio Grande também confirmaram a suspensão da imunização para gestantes e puérperas.