Contrariando orientação do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde (SES), a prefeitura de Esteio comunicou nesta terça-feira (11) que vai seguir aplicando a primeira dose de vacina Oxford/AstraZeneca em gestantes e mulheres até 45 dias após o parto.
Entretanto, as gestantes deverão apresentar prescrição médica liberando a aplicação da vacina produzida pela Fiocruz.
A prefeitura se baseia em nota técnica da Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa) emitida nesta terça. O entendimento é de que o texto recomendou a suspensão do uso em gestantes no geral — está suspensa a aplicação em mulheres grávidas sem laudo no município.
A SES reforça que a orientação é suspender o uso, mesma recomendação do ministério. O governo federal, por sua vez, atende à mesma nota da Anvisa, em que a agência diz ter recomendado "fortemente ao MS (ministério) a suspensão da vacinação de grávidas como medida de precaução e com base na indisponibilidade de dados mais robustos relacionados à segurança de uso dessa vacina nessa população".
Mais adiante no texto, a agência recomenda que "a vacina não deve ser utilizada por grávidas sem orientação médica", além de afirmar que "cabe aos médicos que acompanham as gestantes avaliarem a relação benefício-risco para orientar sobre iniciar o esquema vacinal contra a covid-19". A Anvisa ainda lembra que, conforme a bula da vacina, o imunizante "não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica".
Gestantes em Esteio que tenham a prescrição podem agendar a aplicação neste site. Quem não conseguir marcar pelo sistema poderá utilizar os telefones (51) 3473-6377, 3473-8964, 3473-0480 e 3458-2824 (ramal 1 - das 8h às 12h e das 13h às 17h). A imunização será na quinta (13) e sexta-feira (14), das 13h30min às 17h, em frente à Secretaria Municipal de Saúde (Av. Padre Claret, 666).
Segunda dose da CoronaVac
Cerca de 530 idosos a partir de 70 anos que deveriam ter recebido a segunda dose da CoronaVac em 24 de abril devem fazer a aplicação complementar nesta quarta (12). Por enquanto, serão vacinadas em Esteio pessoas com nomes começando com as letras A até H. Esteio recebeu 600 doses da vacina na sexta-feira (7).
A ação será no drive-thru que será montado no Pavilhão da Agricultura Familiar do Parque de Exposições Assis Brasil, das 18h às 20h. Para se evitar fila, os idosos serão vacinados com horários pré-estabelecidos:
- Inicial do nome com a letra A, das 18h às 18h30min
- Inicial com as letras B e C, das 18h30min às 19h
- Inicial com as letras D e E, das 19h às 19h30min
- Inicial com as letras F, G e H, das 19h30min às 20h