O atraso na aplicação da segunda dose da CoronaVac resultou em grandes filas e confusão nesta quarta-feira (5) em Porto Alegre. Nas três unidades de saúde e no drive-thru do estacionamento da Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS) que faziam a vacinação, a procura foi intensa durante todo o dia. No drive-thru, as pessoas esperaram cerca de oito horas para receber a segunda aplicação.
Em função da grande procura, a prefeitura distribuiu, no início da tarde, senhas para quem estava aguardando em pé na fila nas unidades de saúde IAPI, Santa Marta e Camaquã. Já no drive-thru, foi estabelecido um ponto de corte no cruzamento da Avenida Bento Gonçalves com a Rua Nelson Duarte Brochado.
As profissionais de saúde Vitória Aires e Bárbara Copete, ambas de 23 anos, estavam há uma semana com a dose atrasada e entraram na fila para o drive-thru às 7h45min. A aplicação da segunda dose ocorreu por volta das 15h30min.
— Demoramos para achar onde estava a fila, pois não tinha nenhum tipo de sinalização. Tentamos primeiro o posto do IAPI, mas tinha muita gente — afirmou Vitória.
A aposentada Tânia Maria Marcinkowski também esperou cerca de oito horas para que ela e o marido completassem a imunização contra o coronavírus.
— Compramos água e umas balinhas e ficamos na fila. Estava bem confuso pela manhã — relatou.
No Centro de Saúde IAPI, a distribuição das senhas fez com que as filas diminuíssem ao longo da tarde. Algumas pessoas inclusive chegaram próximo ao horário de encerramento da vacinação e conseguiram receber a segunda dose.
— Fiquei monitorando a situação ao longo do dia na rádio e decidi tentar a sorte no fim do horário. Deu certo — comemorou o administrador de empresas Silvio Cunha, 64.
Por meio de nota, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informou que reforçou efetivo e estava presente nos quatro pontos de vacinação para segunda dose da CoronaVac desde o início do dia. Ressaltou ainda que solicitou a colaboração das pessoas nos próximos dias, pois houve diversos relatos de fura-fila.