Os municípios da região metropolitana de Porto Alegre ampliam o grupo que poderá receber a vacina contra a covid-19 nesta sexta-feira (14).
Algumas cidades relatam baixa procura pelo imunizante, enquanto outras já estão sem doses para aplicar.
Veja o que está previsto pelas prefeituras
A vacinação das pessoas com comorbidades passa para a faixa etária dos 33 anos ou mais nesta sexta-feira em Porto Alegre. A aplicação ocorre em 33 unidades de saúde, 21 farmácias habilitadas, na tenda do estacionamento externo do Bourbon Country e no drive-thru da PUCRS. Pessoas a partir dos 67 anos poderão receber a segunda dose da CoronaVac em 12 unidades de saúde, na tenda montada no estacionamento externo do Bourbon Country e no drive-thru da PUCRS (clique aqui para ver todos os endereços). Para receber a segunda dose, é necessário levar documento com CPF e a carteira de vacinação com a primeira aplicação.
Em Canoas, quem pode receber a primeira dose são as pessoas com comorbidades a partir de 40 anos. A imunização ocorre nas 27 unidades de saúde do município, das 8h às 12h. Para se vacinar, é obrigatória a apresentação de documento de identidade com CPF, comprovante de residência em Canoas e atestado médico que comprove a comorbidade.
O município de Esteio está vacinando pessoas com 35 anos ou mais com alguma comorbidade. A imunização desta faixa etária acontece no drive-thru no pavilhão da agricultura familiar do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil. A entrada será pelo Portão 1. O horário será das 18h às 20h.
Para ser vacinado, é necessário fazer o agendamento neste site. Quem não conseguir agendar pelo sistema poderá utilizar os telefones 3473-6377, 3473-8964, 3473-0480 e 3458-2824 (Ramal 1 - das 8h às 12h e das 13h às 17h). Os documentos necessários são carteira de identidade, comprovante de residência e um documento que ateste a doença informada.
O público que será vacinado nesta sexta em Gravataí são as pessoas com comorbidades a partir de 35 anos, professores da Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental, pessoas com síndrome de Down e pessoas com doença renal crônica que estão fazendo diálise a partir dos 18 anos. Para se vacinar, é preciso apresentar documento com CPF, comprovante de residência e um documento que ateste a comorbidade com cópia. As unidades que aplicarão as doses são:
- Das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30min: USF Águas Claras, USF Érico Veríssimo, USF Morungava, USF Neópolis, USF Parque dos Anjos, USF Itatiaia, USF Itacolomi, USF Princesa Isabel, USF Cohab C, USF Costa do Ipiranga, USF Parque dos Eucaliptos, USF Breno Garcia, USF Granville, USF Morada do vale II e USF Nova Conquista.
- Das 7h às 17h30min: UBS Centro, UBS São Judas Tadeu, UBS Vila Branca, UBS Cohab A, UBS Cohab B e UBS Bonsucesso.
- Das 7h30 às 18h30min: UBS Morada do Vale I, USF São Vicente e UBS São Judas Tadeu.
- Das 8h30 às 12h e das 13h às 18h30min: USF Barro Vermelho
Em Alvorada, pessoas com comorbidades e deficiências permanentes maiores de 18 anos podem receber a primeira dose da vacina. O local de vacinação é o Ginásio Tancredo Neves, localizado na Av. Presidente Getúlio Vargas, 3.290, das 8h às 19h. Os documentos necessários são comprovante de residência, documento de identificação com foto e CPF, cartão SUS atualizado e documento que ateste a comorbidade.
Devido a baixa procura, São Leopoldo vacina pessoas a partir dos 18 anos que tenham alguma comorbidade, pessoas com deficiência permanente com 30 anos ou mais e pessoas com síndrome de Down também a partir dos 18 anos. Os pontos de imunização são o drive-thru do Ginásio Municipal e o Centro de Vacinação na antiga Unisinos. O atendimento será das 9h às 16h. É preciso levar documento com foto, CPF, comprovante de residência e cartão SUS, além de um documento que comprove a comorbidade.
Já em Viamão, é aplicando a primeira dose em pessoas com 45 anos ou mais. Quem for se vacinar pode se dirigir às unidades básicas de saúde do município com documento de identidade com foto, comprovante de endereço, das 8h às 17h. É obrigatório levar também algum documento que confirme a comorbidade.
- Águas Claras - RS-040, km 28, parada 88
- Itapuã - Rua Godolfim Saraiva, s/nº
- Centro - Rua José Garibaldi, 470
- Vila Elsa - Rua Catulíno Antunes Morem, 344
- São Tomé - Rua Lindoia, 81
- Esmeralda - Rua Presidente Vargas, 46
- São Lucas - Rua Pedro Moreira Lobato, 1.180
- Santa Isabel - Rua Pedro Luiz Grassi, 360
- Augusta Meneguini - Av. Teodoro Luiz de Castro, 950
Sapucaia do Sul estará imunizando pessoas com síndrome de Down e pessoas com doenças renais que fazem tratamento por diálise maiores de 18 anos, pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) com 40 anos ou mais e pessoas a partir de 30 anos com alguma comorbidade. Quem for se vacinar no município deve fazer um agendamento prévio comparecendo pessoalmente em sua unidade de saúde com CPF, comprovante de residência e comprovante da comorbidade ou através do telefone de cada unidade.
Em Novo Hamburgo, as pessoas com 40 anos ou mais podem agendar a vacinação de primeira dose contra a covid-19 nas 19 unidades de referência da rede básica de saúde do município. Para realizar a vacinação, é preciso apresentar documento com foto, laudo médico ou receita, emitida há menos de um ano (original e cópia), cartão SUS Novo Hamburgo ou comprovante de residência. Comprovante de residência em nome de outra pessoa só será aceito com declaração em cartório do proprietário atestando que a pessoa a ser vacinada reside no local.
A prefeitura de Eldorado do Sul terá aplicação de doses no drive-thru do Parque Eldorado, em frente à UBS Nelson Marchezan, das 9h às 16h. A vacinação será por ordem de chegada, nos grupos prioritários: pessoas de 40 a 59 anos com comorbidades, com síndrome de Down acima de 18 e idosos acima de 60 anos.
*Colaborou: Rochane Carvalho