A produção de CoronaVac no Brasil será interrompida completamente nesta sexta-feira (14) devido à falta de matéria-prima.
O Instituto Butantan, sediado em São Paulo, aguarda a liberação de 10 mil litros de insumo farmacêutico ativo (IFA), item fundamental para a fabricação do imunizante, pelo governo chinês. As informações são do site G1.
Em abril, o Butantan já tinha parado o envase da vacina no Brasil, mas outros setores da linha de produção, como os de rotulagem e controle de qualidade, continuaram operando para despachar as remessas contratadas pelo Ministério da Saúde. Desta vez, a paralisação será completa, em todas as etapas do processo.
De acordo com o Butantan, até a chegada do IFA para a vacina contra a covid-19, essas áreas da instituição serão ocupadas com a produção de doses para combater a gripe — a campanha está atualmente em andamento no país.
Pelo menos 3 mil litros de IFA estavam sendo aguardados até o próximo sábado (15), mas ontem (12), em coletiva de imprensa, Dimas Covas, diretor do instituto, afirmou que não há mais previsão de quando a matéria-prima deve desembarcar em São Paulo.