A Unidade de Terapia Intensiva do Hospital de Caridade de Carazinho tem 188% de ocupação nesta quarta-feira. Com capacidade para atender nove pacientes, estava com 17.
Além disso, está com 32 doentes com a covid-19 em leitos clínicos, que tem capacidade de receber 27.
A instituição afirma que “existe extrema dificuldade de aquisição de medicamentos para entubação e manutenção de pacientes intubados”. Também que não possui nenhum equipamento respirador pulmonar disponível no momento em caso de necessidade para novos casos.
Segundo o hospital, 70% dos pacientes internados com a covid-19 em leitos clínicos e UTIs estão na faixa etária abaixo de 50 anos.
A direção afirma que já informou as autoridades municipais, estaduais e federais sobre o que classifica como “colapso” da instituição e fala que este é o pior momento da pandemia na cidade.
Por esses motivos, decidiu suspender por tempo indeterminado as cirurgias eletivas, mantendo somente as de urgência e emergência. Além disso, informa que a tenda de triagem externa do hospital foi fechada para que os profissionais que ali trabalhavam possam ajudar no atendimento dos pacientes internados. Também foram suspensos os atendimentos de pacientes com suspeita de coronavírus ou com problemas respiratórios. A orientação é de que busquem atendimento na Unidade de Pronto Atendimento da cidade.
Em Carazinho, as aulas presenciais foram suspensas nas redes pública e privada do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior, estando liberado somente o comparecimento em escolas na Educação Infantil. O motivo é o agravamento da pandemia no município.