Mais uma remessa de vacinas da Pfizer/BioNTech chegará nesta quarta-feira (19) ao Brasil. No total, 629.460 doses serão entregues ao Ministério da Saúde, no aeroporto de Viracopos, em Campinas, às 19h55min. Ainda não está definido o número de imunizantes a ser trazido para o Rio Grande do Sul, mas a estimativa é de que seja seguida a tendência de contemplar o Estado com 6% do lote, ou 37.767 unidades – percentual calculado com base no tamanho da população gaúcha.
Após a entrega, o Programa Nacional de Imunização se reunirá com representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). É nesse encontro que é definido exatamente o número de doses que irá para cada Estado e qual público-alvo será atendido. A previsão é de que o lote seja distribuído já nos próximos dias, segundo o Ministério da Saúde.
Essa é a quarta entrega de vacinas feita pela Pfizer. Dos 100 milhões de doses da farmacêutica previstas para serem disponibilizadas ao governo brasileiro até o final de setembro, 2,2 milhões já foram entregues. Com a nova remessa, o número chega a 2,8 milhões. Outros 100 milhões de imunizantes devem ser disponibilizados, a partir de novo contrato com o Ministério da Saúde, no terceiro trimestre de 2021.
Doses da Pfizer terão distribuição ampliada para o Interior
No total, o Rio Grande do Sul já recebeu mais de 141 mil vacinas da Pfizer. Destas, cerca de 108 mil estão estocadas e devem ser entregues aos municípios nas próximas semanas. Até agora, a aplicação das doses estava restrita a Porto Alegre, devido à necessidade de conservar as unidades em ultrafreezer, em temperatura abaixo de –65°C, mas passará a ocorrer também no Interior.
Nesta quinta-feira (20), será iniciada uma capacitação voltada para as equipes técnicas da área de imunização de todos os municípios gaúchos. Oferecida pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), o objetivo do curso é garantir uma melhor distribuição, armazenamento e aplicação das doses dessa vacina.