A entrega de 37.590 doses da CoronaVac nesta quarta-feira (19) não será suficiente para fechar o esquema vacinal em Porto Alegre, conforme a Vigilância em Saúde do município. Com base nos dados até esta terça-feira (18), seriam necessárias 82 mil ampolas para que todos que receberam a primeira aplicação na Capital também fossem vacinados nesta semana.
No entanto, o coordenador da Vigilância em Saúde de Porto Alegre, Fernando Ritter, afirma que não é possível confirmar exatamente quantas pessoas ainda precisam receber a segunda aplicação na Capital.
— Sabemos que há pessoas que são comprovadamente de outras cidades que receberam a primeira dose aqui em Porto Alegre. Além disso, muitos idosos, que já poderiam ter completo o esquema vacinal, não compareceram para a segunda aplicação. Só vamos confirmar exatamente quantas doses faltam quando aplicarmos todas as que chegaram hoje (terça-feira) —explicou.
De acordo com a Vigilância em Saúde, pelo menos 15 mil idosos que já poderiam ter recebido a segunda dose ainda não foram até os pontos de vacinação. Ainda, já foram identificadas em torno de 17 mil pessoas com 60 anos ou mais que residem em outros municípios e tiveram a primeira dose aplicada na Capital.
Nesta quarta-feira, seguem sendo vacinadas com a segunda dose da CoronaVac os idosos com 65 anos ou mais.