A procura pela segunda dose da vacina da Pfizer contra a covid-19 gerou filas em farmácias de Porto Alegre na manhã desta sexta-feira (28). Em alguns dos 20 locais conveniados com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o imunizante acabou e, em outros, sequer foram recebidos. A expectativa é de que acabem até o final do dia.
Na Avenida Osvaldo Aranha, duas farmácias estavam aplicando as doses. Por volta das 10h30min, na Panvel, as 185 senhas já haviam sido distribuídas, e a fila entrava na Rua Felipe Camarão. Na Associadas, a fila ingressava não Rua Ramiro Barcelos e, no mesmo horário, restavam apenas 20 fichas.
Uma das farmácias que estava na lista da prefeitura, a Pague Menos da Avenida José de Alencar, no bairro Menino Deus, tinha um cartaz informando que não havia doses no local. A farmacêutica responsável inclusive disse que, desde quinta-feira (27), não havia o imunizante, e nenhuma dose foi aplicada nesta sexta-feira.
A SMS afirma que as doses estão acabando e, na medida do possível, será feito remanejo, mas a tendência é de que alguns locais fiquem sem estoque. A orientação é ligar para a farmácia antes do deslocamento.
Cedo da manhã, houve muitas pessoas buscando a segunda dose da Pfizer onde elas não estavam sendo aplicadas. Ao chegar aos locais, tiravam foto da lista das farmácias e das três UBSs que estavam aplicando: Panorama, Belém Novo e Rubem Berta. No entanto, na unidade Belém Novo não houve doses disponíveis logo cedo por questões de logísticas – distância da unidade. Chegou a ser resolvido com doses remanejadas. No início da tarde, no entanto, já havia acabado na Panorama e na Belém.
Podem tomar a segunda dose da Pfizer quem tomou a primeira até o dia 7 de maio. A aplicação da primeira dose desse imunizante deve ser retomada na terça-feira (1) em razão do tempo necessário para o descongelamento do imunizante.
Ainda estão sendo aplicadas a primeira e a segunda dose da vacina de Oxford/AztraZeneca nas unidades de Saúde até as 17h. São 12 postos para a primeira e 33 para quem foi imunizado há mais de 12 semanas.
A aplicação tanto da primeira quanto da segunda dose da CoronaVac estão suspensas. Não haverá drive-thrus.