As prefeituras de Pelotas e Rio Grande ainda fazem reuniões para definir os próximos passos de como irá ocorrer a vacinação de pessoas com comorbidade. Nesta sexta-feira (30), chegarão doses da vacina de Oxford / AstraZeneca direcionadas ao sul do Estado. Serão 10.575 doses para Pelotas e 6.180 para Rio Grande.
Em Pelotas, uma série de reuniões ainda estão ocorrendo para que se decida como será o processo na próxima semana. A definição dificilmente sairá nesta sexta-feira. Faltam ser definidos detalhes como que documentos as pessoas com comorbidade terão que apresentar para comprovar a condição.
Enquanto não há orientações sobre a aplicação da vacina Oxford / AstraZeneca, a segunda dose da CoronaVac está suspensa. A prefeitura de Pelotas optou por cancelar o drive-thru de vacinação nesta sexta (30) e no fim de semana (1º e 2). O município aguarda a chegada de novas doses da vacina e anunciará novo calendário em breve.
Em Rio Grande, uma reunião nesta tarde encaminhará detalhes de como irá ocorrer a vacinação. O debate envolve a prefeitura e a 3ª Coordenadoria Regional de Saúde. A ideia é padronizar a documentação exigida para comprovar qual comorbidade a pessoa possui.
A prefeitura anunciou a retomada da vacinação da primeira dose para idosos com mais de 60 anos neste sábado (1º). Serão quatro postos de saúde que irão receber o público no final de semana.
Segundo o portal de monitoramento da imunização covid-19 do governo do Estado, Pelotas já imunizou mais de 97 mil pessoas, sendo 73 mil com a primeira dose e 23 mil com as duas doses. Rio Grande tem 32 mil pessoas imunizadas, sendo 26 mil pessoas com a primeira dose e 5 mil com as duas doses.