O número de pacientes internados com covid-19 nas unidades de terapia intensiva (UTIs) de Porto Alegre voltou a cair nesta quinta-feira (29) em comparação com o dia anterior. Nesta quinta, até as 18h, eram 527 internados com a doença. Na quarta-feira (28), havia 559 pacientes, interrompendo a sequência de uma semana de quedas diárias no painel da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Até as 18h desta quinta, 22 pacientes com covid-19 e outros 19 com outras causas além do coronavírus aguardavam por um leito de UTI na Capital. Quatro hospitais de Porto Alegre operam com lotação igual ou superior a 100% dos leitos intensivos. São eles: Hospital Moinhos de Vento (118,18%), Ernesto Dornelles (150%), São Lucas (116,95%) e Restinga (100%).
A taxa geral de ocupação das UTIs, levando em conta outras causas além do coronavírus e os leitos operacionais, está em 91,56%. Especialistas apontam que, para as alas funcionarem dentro da normalidade, é necessário ter, no máximo, 85% de ocupação.
Segundo o painel de monitoramento das UTIs de Porto Alegre, da Secretaria Municipal da Saúde, a Capital conta com 994 leitos operacionais, 889 deles estão ocupados e 23 bloqueados para procedimentos de desinfecção ou manutenção.
Nesta quinta, a SMS voltou a usar o painel antigo de divulgação dos dados. Na quarta, havia ocorrido uma tentativa de alteração que impedia a visualização da lotação de cada UTI na Capital e de leitos operacionais e bloqueados. A secretaria informou nesta quinta que uma nova formatação para apresentação dessas informações está em elaboração e, por enquanto, seguirá o formato inicial.