As internações nos leitos clínicos, que tratam pacientes de baixa e média complexidade, vêm apresentando queda acentuada desde 12 de março no Rio Grande do Sul, quando alcançaram um pico de 5,4 mil pessoas confirmadas com a covid-19. Nesta sexta-feira (16), segundo a Secretaria Estadual da Saúde, 2.690 leitos estavam ocupados.
Esse número só foi menor em 25 de fevereiro, quando havia 2.676 pacientes no setor, confirmando a menor ocupação em 50 dias. A mesma tendência se repete nos leitos de Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs).
Conforme dados do começo da noite, a sexta foi o 9º dia seguido de redução de internados em UTIs, com 315 doentes a menos do que o registrado na quarta-feira da semana passada. A semana termina com 2.048 internados graves, a mais baixa lotação em 43 dias. O Estado tem ocupação de 82,8% dos leitos de UTI do SUS e 103,7% nos privados.
Oito das 21 regiões covid do Rio Grande do Sul, criadas para o modelo de distanciamento controlado, ainda estão com mais de 100% de ocupação dos leitos de UTI públicos ou privados – Passo Fundo, Lajeado, Novo Hamburgo, Santa Cruz do Sul, Canoas, Uruguaiana, Porto Alegre e Pelotas.