A Vigilância em Saúde de Porto Alegre prevê começar uma nova fase de imunização contra a covid-19 nos próximos dias, mas ainda de forma gradual para evitar aglomerações. A certeza desse novo passo na imunização chegou junto com um lote recebido nesta quarta-feira (10) de 33.270 doses de CoronaVac.
Trata-se de parte das 187,8 mil doses que chegaram nesta terça-feira (9) ao Estado, vindas do Instituto Butantan. Em entrevista ao programa Gaúcha + nesta quarta, o diretor da Vigilância em Saúde, Fernando Ritter, comemorou e projetou a ampliação da vacinação nos próximos dias, dependendo ainda de reuniões internas para definição de datas.
Com as doses de agora, todas as 27 mil pessoas com 75 ou mais em Porto Alegre poderão receber a primeira aplicação.
— É uma ótima notícia, e com essas doses poderemos vacinar as pessoas com 75 anos ou mais, mas com a mesma lógica que estamos fazendo. Vamos vacinando progressivamente para evitar aglomeração, chamando os com 77 anos ou mais, depois 76 anos ou mais, e assim por diante — afirmou.
Quanto à segunda dose da CoronaVac, Ritter orienta que os idosos devem contar 21 dias a partir do dia seguinte à primeira dose para procurar a unidade de saúde, não se esquecendo de levar o cartão de vacinação. Com relação à vacina de Oxford, ninguém ainda está recebendo a segunda aplicação porque o intervalo necessário é de 12 semanas.
— As pessoas podem ir a partir do 21° dia, até 30 ou 35 dias depois, sem problema. E é bom lembrar que alguém que tomou a primeira dose e depois positivou para a covid-19 só deve tomar a segunda 30 dias depois do começo dos sintomas ou da confirmação para a doença. E a vacina não perde efeito nenhum — garante o diretor da Vigilância em Saúde.
partir desta quarta, idosos com 78 anos começaram a receber a primeira dose. A Secretaria Municipal de Saúde oferece a imunização em 21 unidades de saúde da rede municipal. O atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.