A última remessa de vacinas contra a covid-19 recebida pelo Rio Grande do Sul, na quarta-feira (17), começa a ser distribuída às coordenadorias regionais de saúde (CRS) nesta quinta-feira (18). Trata-se do segundo maior lote de imunizantes que o Estado recebeu, com 318,2 mil doses de CoronaVac.
A partir das 10h, as regionais de Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Lajeado, Osório e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre podem retirar suas doses na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), na Capital. A CRS de Porto Alegre receberá os imunizantes em veículo da própria Ceadi. Para atender as demais regiões, aeronaves e helicópteros da Brigada Militar e da Polícia Civil farão as entregas.
— Para nós é uma grande honra poder participar desse momento tão relevante da história. A via aérea torna distribuição das vacinas muito mais ágil. Em um turno, conseguimos entregar as vacinas no Estado inteiro — diz o major Rodrigo Schneider, do Batalhão de Aviação da Brigada Militar.
As 318,2 mil doses de CoronaVac serão destinadas para a vacinação de idosos de 73 a 76 anos, profissionais de saúde ainda não imunizados e bombeiros militares operando no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A definição foi feita durante uma reunião, realizada na tarde de ontem, com participação da Secretaria da Saúde (SES) e do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems/RS). As regras de idade podem variar de acordo com as doses disponibilizadas para cada município.
Confira quantas doses cada município vai receber