Depois de anunciar a retomada da vacinação em drive-trhu neste sábado (13) para idosos acima de 75 anos, a prefeitura de Canoas teve de antecipar em meia hora o início da imunização. A fila de carros chegou a cinco quilômetros antes das 7h.
A vacinação começou às 7h30min com Terezinha Oliveira Rosa, 77 anos, moradora do bairro Harmonia. Ela chegou ao local às 5h, mas o familiar dela estacionou o carro em frente ao parque ainda no final da noite de sexta-feira.
— Estou muito feliz, consegui. Agora, sim, imunizada e pronta para a segunda dose. Mas o cuidado deve seguir sempre — diz Terezinha.
A neta Daiane, que a acompanhava, emocionou-se e comemorou muito após a avó se vacinar. Já Valmor Ferreira, 75 anos, caminhou cerca de quatro quilômetros para chegar no parque. Ele foi o primeiro a chegar a pé ao local. Até 8h, cerca de 10 idosos caminharam até o drive-thru.
— Não podia deixar de vir. Mesmo a pé. Tem que se vacinar e caminhar faz bem. Sempre faço isso — ressalta Ferreira.
Antecipação
Devido a fila de veículos no entorno do Parque Eduardo Gomes, agentes da Guarda Municipal bloquearam algumas vias para orientar os motoristas e também decidiram pela abertura do local às 6h, quando entraram, aos poucos, mais de 500 veículos antes mesmo do início da imunização, prevista para 8h e que acabou começando 7h30min. A fila chegou a cinco quilômetros e, com a abertura dos portões — para as pessoas ficarem nos carros aguardando no estacionamento, diminuiu depois para três quilômetros, por volta de 8h.
O prefeito Jairo Jorge destacou que são 4 mil doses e cerca de 4,9 mil idosos em Canoas na faixa etária acima de 75 anos. Apesar do número maior, ele informou que as pessoas podem ir ao local durante o dia porque muitos idosos se vacinaram em outro momento, outros mudaram de endereço, alguns estão acamados, entre outras variáveis. Segundo Jorge, há duas semanas, também em um sábado, no drive-trhu, foi registrado pouco movimento na parte da tarde.
Os idosos irão receber apenas a primeira dose e devem ir ao parque com RG, CPF e comprovante de residência.