O primeiro dia de ampliação do horário de mais quatro unidades de saúde de Porto Alegre foi de baixa procura por atendimentos. Desde esta segunda-feira (15), as unidades Moradas da Hípica, Lomba do Pinheiro, Moab Caldas e Assis Brasil passaram a integrar a lista de locais que seguem abertos até 22h. Há outros oito postos de saúde que já funcionam normalmente até as 22h.
A reportagem de GZH esteve em dois postos que começaram a operar até mais tarde e encontrou pouco movimento. Na Unidade de Saúde Moab Caldas, que fica no mesmo local do Pronto-Atendimento Cruzeiro do Sul (Pacs), na zona sul de Porto Alegre, não havia ninguém aguardando atendimento.
No entanto, o Pacs registrava grande procura, com pessoas esperando na rua e outras sentadas em bancos da recepção. Conforme indicava o painel de monitoramento das emergências da prefeitura de Porto Alegre às 22h, o local apresentava 550% de lotação.
Já na Unidade de Saúde Assis Brasil, na zona norte da Capital, havia um número maior de pessoas sendo atendidas. No entanto, os funcionários observaram uma queda na procura a partir das 20h.
A ampliação do horário das quatro unidades será temporária, prevista para as próximas duas semanas. O objetivo da prefeitura é tentar diminuir a pressão nos pronto-atendimentos.