A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, anunciou, na tarde desta sexta-feira (5), o fechamento da maioria das atividades comerciais do município para o próximo fim de semana. O objetivo é conter a disseminação do coronavírus no momento em que há lotação de unidades de terapia intensiva (UTIs). O decreto mais rígido começa a valer às 6h deste sábado (6) e vai seguir até as 5h de segunda-feira (8).
Em transmissão pelas redes sociais, Paula ressaltou que a ocupação em leitos de UTI covid chegou a 118% nesta semana. Além disso, uma recomendação de profissionais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) que citaram um possível descontrole da situação no município contribuiu para as novas regras.
— Essas medidas visam atenuar o ritmo de contágio para que a gente possa ter, nas próximas semanas, uma situação mais tranquila — afirmou Paula
O texto será publicado na tarde desta sexta-feira (6) e permite apenas o funcionamento de atividades essenciais por meio de telentrega. A exceção são farmácias e drogarias, que podem funcionar livremente durante o final de semana, mas com venda somente de medicamentos.
Durante o período, postos de combustível, funerárias, hospitais e postos de saúde e indústrias na fabricação de produtos hospitalares poderão funcionar. Nesses locais, o atendimento deve ser realizado com no máximo uma pessoa por família. Supermercados, comércio, lotéricas e outras indústrias estarão fechados.
Paula também anunciou mais 10 leitos de UTI exclusivamente para casos de covid-19 no município. Serão seis na Santa Casa de Pelotas e quatro no Hospital Universitário São Francisco de Paula. Os novos leitos devem estar a disposição na próxima segunda-feira (8), somando 60 vagas na cidade.
Pelotas já fechou as atividades comerciais essenciais em outras duas ocasiões, em agosto e dezembro. O atual momento é considerado o pior desde o começo da pandemia na cidade.