O governo do Rio Grande do Sul anunciou na noite desta quinta-feira (25) que 72 hospitais do Estado receberão medicamentos do kit entubação, necessários para manter pacientes em tratamento nas unidades de terapia intensiva (UTIs), nos próximos dias. As caixas de medicações estão sendo distribuídas pelo Exército.
São 45.820 ampolas de morfina, 7,5 mil ampolas de norepinefrina e 1.875 ampolas de lidocaína. "A morfina distribuída será suficiente para cobrir cerca de 40 dias de consumo nos hospitais beneficiados", diz o governo estadual.
As 72 instituições relataram, em levantamento da Secretaria Estadual da Saúde (SES), que seus estoques de anestésicos e bloqueadores neuromusculares estavam em nível crítico. Um levantamento de GZH constatou, na terça-feira (23), que a Santa Casa de São Gabriel, na Fronteira Oeste, e a Associação de Caridade de Ijuí, no Noroeste, chegaram ao limite e não sabiam até quando conseguiriam manter os pacientes de UTI entubados.
Na quarta, a Associação de Caridade de Ijuí seguia enfrentando a falta de sedativos, utilizando medicamentos alternativos para manter os pacientes com o mínimo de conforto possível para seguir com a entubação.
A logística de distribuição está sendo feita pelo 3º Batalhão de Suprimentos, localizado em Nova Santa Rita. O governo estadual afirmou, em nota, que a distribuição se trata de uma circunstância excepcional, devido à escassez nos estoques.
"A responsabilidade pela compra desses medicamentos é das instituições hospitalares, não fazendo parte da rotina da Assistência Farmacêutica do Estado. No entanto, frente à dificuldade de aquisição no país e ao aumento da demanda desde o ano passado, o governo do Estado e o Ministério da Saúde se articularam para comprá-los excepcionalmente e distribuí-los às instituições com estoques críticos e que prestam atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS)", diz o governo.