O número de pacientes internados em leitos clínicos devido à covid-19 no Rio Grande do Sul tem, nesta quarta-feira (30), mais um dia de queda. No início da tarde, havia 4 mil pacientes em leitos de baixa e média complexidade.
O pico foi registrado em 12 de março, com 5,4 mil pacientes hospitalizados. Nesses 19 dias de baixa do indicador, a queda foi de 26%.
Apesar da redução persistente ao longo dos últimos 19 dias, a queda não ocorre na mesma velocidade com que ocorreu a subida, semanas antes. Para comparação, nos 19 dias que antecederam o ápice, quando a curva ainda estava em ascensão, o aumento foi de 185%. Naquele momento, o Estado saltou de 1,9 mil pacientes internados em leitos clínicos em 21 de fevereiro para os 5,4 mil em 12 de março.
Veja abaixo o comportamento recente da curva de pacientes com covid-19 internados em leitos clínicos no Estado. A gráfico começa 19 dias antes do pico e vai até esta quarta.
UTIs superlotadas
O cenário nas UTIs, por outro lado, ainda é de esgotamento no Estado. Na tarde desta quarta, mais de 2,5 mil pacientes com covid-19 seguiam internados nesses leitos. O número tem oscilado, no alto da curva, entre 2,4 mil e 2,6 mil, sem quedas consistentes.