Com poucas filas, Porto Alegre deu início às 8h desta terça-feira (2) à imunização contra a covid-19 de mais uma faixa etária: os idosos a partir dos 81 anos. A ampliação de público ocorre após a chegada, na semana passada, de um lote de 21.420 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca.
A ampliação dos grupos levou a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) a distribuir as vacinas em mais postos de saúde. Agora, são 21 locais — até segunda-feira, eram 10 unidades abertas para imunização.
O aumento no número de unidades é um dos motivos que agilizaram o atendimento, segundo a prefeitura.
Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Cecília, as filas foram extintas já às 9h desta terça. No local, cerca de 50 pessoas receberam a vacina na primeira hora. Bancos foram colocados no corredor para acomodar o público. A procura foi abaixo da registrada nos últimos dias, de acordo com Idiane Rosset, professora de enfermagem e coordenadora do projeto de extensão sobre imunização na unidade.
Local com movimento intenso, o posto de saúde Modelo — referência na área central da cidade — resguardava em torno de 40 pessoas no jardim. Uma senha é entregue no portão, após a apresentação de documentos que comprovem a idade e o endereço do paciente.
Muitos levaram de casa cadeiras de praia, como Maria Albina da Silva Gonçalves, 81 anos.
— Tem que se cuidar. Vamos esperar pra ver se dá pra abraçar, daqui uns meses — disse a idosa sobre a segunda dose, marcada para o mês de junho.
Com três familiares positivados para covid, Marlene Rodrigues Dias, também de 81 anos, tomou a primeira dose "bem rapidinho". Ela conta que espera poder abraçar o filho, assim que estiver protegida.
— Faz três meses que não vejo ele — contou.
A aplicação das vacinas ocorreu ainda em dois drive-thrus, montados nos estacionamentos do Big Sertório (Zona Norte) e do Big do BarraShoppingSul (Zona Sul), das 9h às 17h. Nestes pontos, a prefeitura ressalta que apenas a primeira dose é disponibilizada.
Com camisa preta dos Beatles, Astrogildo dos Santos, 81 anos, usava máscara do Grêmio dentro do carro da filha. Nos olhos, deixou transparecer a emoção ao receber a primeira dose contra o coronavírus.
— Eu choro pelo prazer de tomar a vacina — definiu, no banco do carona.
A filha, Cláudia dos Santos, 42 anos, agora aguarda a mãe poder receber o imunizante.
— É mesmo emocionante. Estamos há um ano sem ver a família direito — afirmou.
O fluxo dos veículos foi organizado com apoio da Polícia do Exército. Além da triagem de documentos, técnicos de enfermagem do município e também militares realizaram os atendimentos.
— Quando eu soube que às 9h iam estar aplicando aqui no drive, eu já vim direto — celebrou o arteterapeuta Rogério Gonçalves, 55 anos, enquanto fotografava a mãe, Miriam Dias, 81.
Próximos grupos a serem vacinados:
- Quarta (3) e quinta-feira (4): pessoas com mais de 80 anos
- Sexta (5) e sábado (6): idosos com 79 anos
Locais de vacinação (das 8h às 17h):
- US Camaquã
- US São Carlos
- US IAPI
- US Morro Santana
- Clínica da Família Álvaro Difini
- US Moab Caldas
- US Assis Brasil
- US Santa Marta
- US Modelo
- US Santa Cecília
- US Tristeza
- US Campo Novo
- US Bananeiras
- US Vila Ipiranga
- US Chácara da Fumaça
- US Vila Jardim
- US Belém Novo
- US Primeiro de Maio
- US Glória
- US Ruben Berta
- US Panorama