- O Brasil teve 1.699 registros de mortes por coronavírus em 24 horas
- O número está no boletim diário divulgado pelo Ministério da Saúde
- A pasta contabiliza todas as mortes que chegaram ao seu conhecimento no período, mas elas não necessariamente ocorreram no mesmo dia
O Brasil registrou 1.699 novas mortes em decorrência da covid-19 nas últimas 24 horas, segundo dados atualizados nesta quinta-feira (4) pelo Ministério da Saúde. Com isso, chega a 260.970 o total de vidas perdidas no país em razão da doença.
Com a explosão de novos casos de covid-19, a alta taxa de ocupação das UTIs de diversas cidades e o colapso de sistemas de saúde em todo o país, nas últimas 24 horas, foram contabilizados mais 75.102 casos de coronavírus, elevando o total para 10.793.732. Esse passa a ser o segundo maior número de casos registrados no Brasil em 24 horas. Só não supera a marca registrada em 7 de janeiro, quando o Brasil contabilizou 87.843 casos.
Nesta semana em que o país apresenta os piores números da pandemia e vários governadores voltaram a adotar medidas restritivas para conter o avanço do coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira que é preciso "enfrentar o problema de peito aberto" e parar de "frescura".
Bolsonaro voltou a apelar para que governadores e prefeitos não adotem restrições.
— Nós temos que enfrentar os nossos problemas, chega de frescura e de mi-mi-mi. Vão ficar chorando até quando? Temos que enfrentar os problemas — disse o presidente mais cedo em evento de inauguração de trecho da ferrovia Norte-Sul, em São Simão (GO).
RS registra mais um recorde
O Rio Grande do Sul registrou 188 mortes em 24 horas, mais um recorde no número de óbitos em um dia. Entre elas está uma menina de 11 anos que residia em Canela, na serra gaúcha. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), o óbito ocorreu em 27 de fevereiro, e a menina possuía uma doença hematológica crônica.
A secretaria registrou ainda 9.994 novos infectados – número que se aproxima do verificado em 24 de dezembro de 2020, quando foram informados 10.447 novos casos.
Agora, o Estado contabiliza 13.021 mortes, com 667.449 casos de coronavírus desde o início da pandemia. Os recuperados são 616.932, o que representa 92% das ocorrências.