A vacinação dos idosos com 83 anos ou mais contra a covid-19 teve sua rede ampliada nesta quarta-feira (24) em Porto Alegre. Mais 10 unidades de saúde estão aplicando as doses das 8h às 17h, totalizando 20 locais de imunização (veja abaixo). Conforme a prefeitura, a vacina está garantida para todo o público dessa faixa etária, independentemente do horário de chegada à unidade. Por isso, não há necessidade de chegar cedo. A aplicação da vacina seguirá nesta quinta-feira (25).
Durante a manhã, o movimento foi baixo nos postos de saúde de Porto Alegre. Na unidade Vila Jardim, no bairro Bom Jesus, a aplicação do imunizante ocorreu de forma ágil do lado de fora da unidade. Também não houve registro de filas no bairro Glória, na Avenida Oscar Pereira, por volta das 11h. Com um pequeno atraso, o posto de saúde do bairro Belém Novo também está imunizando os idosos do extremo sul da Capital.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que a ampliação do número de unidades com a vacina serve como uma preparação da estrutura para receber as vacinas que devem chegar nos próximos dias. Para receber o imunizante é preciso que o idoso tenha um documento de identificação e comprovante de residência com endereço em Porto Alegre.
A SMS disse ainda que a ampliação da imunização para outras faixas etárias depende da chegada de novas doses enviadas pelo Ministério da Saúde. Foram vacinadas com a primeira dose, até o momento, 100.500 pessoas, incluindo 19.659 idosos — o que representa 91,4% desse público-alvo.
Onde se vacinar:
- US Camaquã
- US São Carlos
- US IAPI
- US Morro Santana
- Clínica da Família Álvaro Difini
- US Moab Caldas
- US Assis Brasil
- US Santa Marta
- US Modelo
- US Santa Cecília
- US Tristeza
- US Campo Novo
- US Bananeiras
- US Vila Ipiranga
- US Chácara da Fumaça
- US Vila Jardim
- US Belém Novo
- US Primeiro de Maio
- US Glória
- US Rubem Berta