Com a situação da pandemia se agravando, Porto Alegre terá o anúncio de novas restrições nos próximos dias. Elas foram discutidas à tarde passada por um grupo de técnicos e autoridades da prefeitura que tratam do enfrentamento ao coronavírus. Os pontos serão apresentados, então, em reunião hoje do comitê setorial, que inclui representantes das áreas da saúde, econômica, entre outras.
A coluna conversou com o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre, Ricardo Gomes. Ele não quis antecipar quais são as medidas, dizendo que gostaria de apresentá-las antes aos setores para avaliação. No entanto, garantiu que o comércio não será fechado.
— Estamos buscando medidas sem parar completamente a já combalida economia da cidade. Com certeza, elas não fecham o comércio da cidade — diz Gomes.
Como tem sido a política do prefeito Sebastião Melo, a ideia é aprovar as definições com o comitê setorial antes de bater o martelo. Importante até mesmo que se consiga um engajamento que vá além de campanhas de conscientização, que, perceptivelmente, estão com pouco impacto.
Assim como a decisão do governador Eduardo Leite de fechar atividades às 20h, as novas medidas de Porto Alegre buscam trazer um senso de urgência para a população. As intensidade das aglomerações estão entre os motivos apontados para o avanço da covid-19 no Rio Grande do Sul.
— A ideia geral são medidas que demonstrem para a população a gravidade do momento que estamos vivendo sem destruir a economia — complementou o vice-prefeito Ricardo Gomes sobre a nova leva de medidas.
Ainda sobre o assunto, ouça aqui a entrevista do secretário da Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta, ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha.
Houve, também, uma reunião sobre os jogos de futebol desta semana. Confira na coluna da Kelly Matos: Prefeitura convoca Grêmio e Inter para compor força-tarefa contra aglomerações em momento crítico da pandemia
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.