Pessoas acima de 90 anos começaram a ser imunizadas na manhã desta segunda-feira (8), em Caxias do Sul. A vacinação ocorre em dois pontos da cidade: na Rua Plácido de Castro, junto à Maesa, e nos Pavilhões da Festa da Uva.
Pouco antes das 10h, horário marcado para o início da aplicação das doses, 16 veículos aguardavam em fila na Plácido de Castro. Assim que a imunização teve início, Elza Maria Gazzolla, 93 anos, foi uma das primeiras pessoas a serem vacinadas. Em casa desde o início da pandemia, ela era a primeira de uma das filas de vacinação e tem expectativa de retomar a rotina normal, como as idas ao supermercado.
— Estava ficando cansativo, porque no começo a gente vai levando, mas um ano sempre dentro de casa não é brincadeira. Graças a Deus a vacina veio. A gente esperava há bastante tempo. Que venha para todos — declarou.
Quem também recebeu a primeira dose da vacina na Plácido de Castro foi Albertina Alves de Albuquerque, 111 anos. Natural de Bom Jesus, a idosa mora atualmente no bairro Serrano, em Caxias, e produz colchas de retalho para se ocupar. No local de vacinação, distribuiu simpatia a todos, sempre desejando muita saúde.
— Se Deus quiser vai me dar bastante saúde, mais ainda — afirmou.
Nos Pavilhões da Festa da Uva, entre os vacinados estava Saule Reolon, 92 anos. Questionado o que pretende fazer após a vacina, disse que a rotina deve permanecer a de ficar em casa já que tem dificuldades para caminhar. Contudo, deve retomar os passeios de carro com os filhos.
— Não posso sair, nem subir em pinheiros, mas se (os filhos) quiserem levar — brincou.
Ao todo, cada local tem três pontos de vacinação em sistema drive-trhu. Na Plácido de Castro há ainda um quarto ponto para imunizar idosos que eventualmente compareçam a pé, já que é uma aérea residencial. A aplicação das doses para esta faixa etária ocorre nesta segunda e também na terça-feira (9) das 10h às 17h. Os idosos podem se dirigir a qualquer um dos dois endereços e apresentar documento com foto, CPF e cartão SUS, se tiver.
A estimativa da Secretaria Municipal da Saúde é de que existam cerca de 2,5 mil pessoas acima de 90 anos na cidade. Dessa forma, são esperados, entre 900 e mil idosos em casa local de imunização na soma dos dois dias. Quem não puder comparecer ao drive trhu poderá se vacinar posteriormente em unidades básicas de saúde (UBSs). A data e os postos selecionados ainda não foram divulgados. A vacinação de pessoas entre 85 e 90 anos, que já ocorre nesta segunda no Estado, ainda será anunciada pelo município.
Vacinação de acamados começa terça
O início da vacinação de pessoas acima de 90 anos não interrompe a aplicação de doses em profissionais de saúde, já em andamento. Além disso, o grupo de vacinados vai ganhar uma nova faixa nesta terça-feira: pessoas acima de 60 anos, que são acamadas receberão a dose em casa.
Os profissionais da Secretaria da Saúde visitarão os domicílios de pessoas cadastradas em UBSs. O trabalho terá início na zona norte da cidade, de onde se espalhará para as demais regiões.
Para pessoas deste grupo que não possuem cadastro na UBS, a recomendação é que um familiar comparece na unidade mais próxima e informe os dados para entrar na lista de imunização.