Feliz e agradecendo algo que desejava muito, Carmen Vanti, 87 anos, comemorou a primeira dose da vacina contra covid-19 que recebeu pouco depois das 8h desta quinta-feira (11) na Unidade de Saúde (US) Moab Caldas, no bairro Santa Tereza, em Porto Alegre. A injeção também foi celebrada com muitos aplausos por todos os profissionais que atuam na vacinação no posto. Nesta quinta, começou a nova fase de vacinação em Porto Alegre, para idosos a partir de 87 anos — na quarta (10), havia iniciado com a aplicação para maiores de 90 anos e, amanhã, será para quem tem acima de 85.
Carmen, que é moradora do Morro Santa Tereza, chegou cedo ao local. Mesmo sabendo que a imunização começava às 8h, sentou-se no banco, colocado na entrada da Unidade por volta das 6h30min. A idosa estava há dias na expectativa pela vacina e acompanhava diariamente as notícias sobre o tema na imprensa.
— Graças a Deus! — festejou após a picada no braço esquerdo.
— Não doeu nada! — completou.
A gerente distrital da Cruzeiro, Glória e Cristal, Deise Réus, acompanha de perto a vacinação. Segundo ela, desde a abertura do posto para receber os idosos, que ocorreu na quarta (10), o movimento é bastante tranquilo. O maior fluxo, relata, costuma ser logo cedo, quando as atividades começam. No entanto, a tendência é de redução na procura com o passar das horas. Na manhã desta quinta, foram pouco mais de 60 idosos vacinados na Moab Caldas.
Para agilizar e humanizar o atendimento, a US organizou os pontos de vacinação logo passando a porta. Assim, evitam que público de mais idade tenha que descer e subir o lance de escadas que leva à entrada da US e ainda o afasta dos demais pacientes que aguardam atendimento.
— Todos os acamados ou com dificuldade, estamos conseguindo vacinar a domicílio. Quando necessário, também vamos no carro aplicar a vacina — contou Deise.
A equipe que atende os idosos faz parte da residência de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e conta com nutricionistas, veterinários, enfermeiros e sanitaristas.
Outro ponto da Zona Sul que também registrou movimento tranquilo, sem formação de longas filas e nem de aglomerações, foi a US Camaquã, no bairro homônimo. No local, que tem uma grande área externa, foram montadas duas estruturas infláveis para realizar a vacinação.
Com a ajuda do Exército, as equipes se dividiam para acelerar o processo: na chegada ao posto, um profissional já conferia a identificação do idoso, logo em seguida, ele recebia a carteira de vacinação e, por fim, a injeção. A rapidez do processo era tamanha na manhã desta quinta que os bancos instalados para acomodar o público sequer eram usados.
Explicações e afeto
Praxe em todos os locais visitados pela reportagem, a atenção e carinho das equipes de saúde com os idosos que chegam para se vacinar surgem nos pequenos detalhes: o cuidado para evitar escadas, a aplicação no carro e o braço para apoiar quem tem dificuldade de locomoção. Fora tudo isso, a Clínica de Saúde da Família Álvaro Difini, no bairro Restinga, vai além da aplicação do imunizante.
Cada idoso e seu acompanhante é colocado em uma sala (as normas de distanciamento são cumpridas com rigor), onde sentam-se para ouvir as orientações sobre o processo: a vacina não invalida os cuidados com higienização das mãos e uso de máscaras, a segunda dose deve ser administrada no prazo já estabelecido e deve ser da mesma farmacêutica. Também são informados sobre as possíveis reações à dose.
— Quero deixar claro que a gente vacina, sim. Somos muito exigentes — reforçou a enfermeira Deise Lermen, responsável pela sala de vacinas da Clínica, referindo-se aos episódios noticiados sobre pessoas que desconfiam da aplicação e de profissionais que não aplicam corretamente o imunizante.
Maria da Cunha, “88 anos e 11 meses”, como deixou claro à reportagem, não escondia a felicidade depois de ser vacinada na Clínica do bairro Restinga. Segurando a carteira de vacinação bem a mostra para quem quisesse ver, ela saiu cheia de elogios ao posto.
— Foi rápido, atendimento excelente. Bem organizado e equipe atenciosa — disse.
Atendida na parte externa da Clínica em razão das dores nas pernas, Otília Pereira, 90 anos, aguardava, com a filha Maria da Graça, 65, sua carona chegar.
— Fiquei faceira. Não via a hora da vacina dela. Agora, não vejo a hora de chegar a minha vez — falou Maria da Graça.
A Clínica da Restinga também registrou maior movimento na abertura das portas, por volta das 8h, mas, em seguida, conseguiu acelerar o atendimento e reduzir a fila.
Conforme o painel de monitoramento da prefeitura de Porto Alegre, atualizado às 9h30min, 3.307 idosos com 85 anos ou mais já foram vacinados. O número consolidado deve ser atualizado no fim da tarde.
Veja mais fotos:
O que levar
É necessário que os idosos levem documento de identidade com foto, como RG ou CPF, e comprovante de residência, como conta de água e luz. Somente quem reside na Capital poderá se imunizar. Não haverá distribuição de senhas: o atendimento é por ordem de chegada. Em caso de necessidade, é permitida a presença de um acompanhante.
Postos de saúde que vacinarão os idosos
Horário: das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
- US Camaquã (Rua Dr. Jõao Pitta Pinheiro Filho, 176, bairro Camaquã)
- US São Carlos (Rua Bento Gonçalves, 6.670, bairro Agronomia)
- US IAPI (Rua Três de Abril, 90, bairro Passo da Areia)
- US Morro Santana (Rua Marieta Mena Barreto, 210, bairro Morro Santana)
- Clínica de Família Alvaro Difini (Rua Alvaro Diffini, 520, bairro Restinga)
- US Moab Caldas (Rua Gabriel Fialho Camargo, bairro Santa Tereza)
- US Assis Brasil (Avenida Assis Brasil, 6.615, bairro Sarandi)
- US Santa Marta (Rua Capitão Montanha, 27)
- US Modelo (Rua Jerônimo de Ornellas, 55, bairro Santana)
- US Santa Cecília (Rua São Manoel, 543, bairro Santa Cecília)
Drive-thrus para vacinação de idosos
A vacinação feita nos idosos dentro dos carros ocorrerá até sábado (13).
- Estacionamento do Simers: Rua Coronel Corte Real, 975, quase esquina com Avenida Ipiranga (acesso dos veículos pela Rua Dário Pederneiras, com saída pela Corte Real). Aberto das 8h às 17h.
- Estacionamento do Hipermercado Big Sertório: Avenida Sertório, 6.600. Aberto das 10h às 17h.