Aplausos, sorriso nos olhos e buzinas marcaram o primeiro dia de vacinação dos idosos contra a covid-19 em Porto Alegre. Apesar das filas nas primeiras horas do dia, a movimentação foi tranquila ao longo da quarta-feira (10) nos 10 postos de saúde e nos dois drive-thrus preparados para receber os idosos com 90 anos ou mais. Conforme balanço parcial da prefeitura de Porto Alegre, 3.307 mil idosos foram imunizados na Capital.
Por conta da idade avançada, muitos idosos foram acompanhados por familiares até os pontos de vacinação. Alguns levaram cadeiras de praia para aguardar sentados, sombrinha para se abrigar do sol e água mineral para aguentar o calor de 30°C na Capital.
Coube à jovem Natália Giroleti a responsabilidade de levar a avó Angelina Giroleti, 92 anos, até a Unidade de Saúde Morro Santana, na Zona Norte. A neta registrou fotos da idosa recebendo a primeira dose do imunizante para compartilhar com os demais familiares:
— Foi uma emoção grande. Que venha muito mais saúde e muitos anos pela frente para minha vozinha.
Na unidade do Morro Santana, uma tenda foi montada ao lado da calçada de pedestres. Idosos que chegavam na carona de táxis ou carros de aplicativo recebiam a dose pela janela do veículo. Nilda Gonçalves, 90 anos, comemorou a primeira dose da vacina:
— Agora é esperar pela segunda e tentar ficar mais tranquila com essa pandemia.
Segundo a orientação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), quem não conseguiu se vacinar porque perdeu o horário pode procurar a unidade de saúde em outro dia. As datas determinam as idades para organizar o processo de imunização, mas não impede a vacinação em outro dia — sempre por ordem de chegada. Só pode se vacinar quem mora na capital gaúcha. Por isso, é necessário levar comprovante de residência, como conta de luz ou água, além de um documento oficial com foto.
Os idosos que têm 87 anos ou mais serão vacinados a partir de quinta-feira (11) e, na sexta (12), começa a aplicação das doses para os que têm 85 anos ou mais. A imunização ocorre em 10 postos e em dois pontos de drive-thru (veja os endereços abaixo).
740 vacinas aplicadas no drive-thru
Além dos postos de saúde, a aplicação das doses da vacina ocorreu em dois drive-thrus em Porto Alegre. No estacionamento do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), na Rua Dário Pederneiras, 300 doses foram aplicadas das 9h às 17h. Já no estacionamento do Hipermercado Big, na Avenida Sertório, outros 440 idosos receberam a primeira dose da vacina.
O movimento nesses dois pontos foi intenso ao longo do dia. Alguns motoristas buzinavam ao receber a dose do imunizante. Por volta das 14h30min, mais de 50 veículos aguardavam para ingressar na sede do Simers, no bairro Petrópolis. O congestionamento se estendia por cerca de duas quadras. A Guarda Municipal e agentes da Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC) auxiliaram os condutores e orientaram a circulação de veículos.
Mas a fila não tirou a alegria dos idosos que aguardavam pela vacina. Aos 91 anos, Joseph Schroder, natural da Bélgica e residente no Brasil há seis décadas, estava ansioso para receber o imunizante. Ele estava em um carro conduzido pelo genro e permaneceu na fila durante cerca de 20 minutos. A vacina foi aplicada no estacionamento do sindicato médico. Schroder destacou a importância da vacinação e lembrou do passado, quando viveu a Segunda Guerra Mundial.
— Eu quase fui para uma fogueira com 15 anos. Um soldado alemão me salvou. Agora, só quero chegar aos cem! Vacina é a sobrevivência — contou após ter sido imunizado.
Já na Zona Norte, o movimento no estacionamento do Hipermercado Big foi mais baixo ao longo da tarde. Por volta das 15h30min, já não havia fila de carros. As doses foram ministradas e aplicadas por profissionais do Exército Brasileiro.
Postos de saúde que vacinarão idosos com mais de 85 anos
Horário: das 8h às 17h
- US Camaquã (Rua Dr. Jõao Pitta Pinheiro Filho, 176, bairro Camaquã)
- US São Carlos (Rua Bento Gonçalves, 6.670, bairro Agronomia)
- US IAPI (Rua Três de Abril, 90, bairro Passo da Areia)
- US Morro Santana (Rua Marieta Mena Barreto, 210, bairro Morro Santana)
- Clínica de Família Alvaro Difini (Rua Alvaro Diffini, 520, bairro Restinga)
- US Moab Caldas (Rua Gabriel Fialho Camargo, bairro Santa Tereza)
- US Assis Brasil (Avenida Assis Brasil, 6.615, bairro Sarandi)
- US Santa Marta (Rua Capitão Montanha, 27)
- US Modelo (Rua Jerônimo de Ornellas, 55, bairro Santana)
- US Santa Cecília (Rua São Manoel, 543, bairro Santa Cecília)
Drive-thrus para vacinação de idosos
A vacinação feita nos idosos dentro dos carros ocorrerá até sábado.
- Estacionamento do Simers: Rua Coronel Corte Real, 975, quase esquina com Avenida Ipiranga (acesso dos veículos pela Rua Dário Pederneiras, com saída pela Corte Real). Aberto das 8h às 17h.
- Estacionamento do Hipermercado Big Sertório: Avenida Sertório, 6.600. Aberto das 10h às 17h.