A boa notícia é que vacinação contra a covid-19 chegou aos postos de saúde. Significa que, mesmo limitada, a imunização já é possível para o público em geral: pessoas acima dos 90 anos a partir desta quarta-feira (10); acima dos 87 na quinta; mais de 85 anos a partir de sexta-feira em Porto Alegre.
O que poderia ter sido melhor programado é a acolhida dos idosos no primeiro dia de vacinação. A prefeitura não tem culpa se as pessoas chegaram antes da abertura nos postos. Mas faz sentido deixá-los esperando em filas?
Porto Alegre tem pouco mais de 4 mil pessoas com 90 anos ou mais. Hoje era o dia para programar um grande serviço de recepção desta faixa da população mais suscetível aos efeitos do vírus.
Muitos deles estão há praticamente um ano sem sair de casa. A solução é a vacina, e hoje era o dia para recebê-los com agilidade, de forma organizada.
Mas não foi o que aconteceu no Posto Modelo e no Postão do IAPI, dois dos maiores e com filas que dobraram a quadra. Idosos com dificuldade de locomoção sentados em cadeiras de praia ou parados em pé apoiados em seus andadores são imagens só vistos por essas bandas ultimamente.
Uma vacinação neste modelo é novo para todo mundo, inclusive para a prefeitura. Ainda dá tempo de se organizar melhor.