A vacinação de idosos tem nova etapa em Porto Alegre nesta quinta-feira (11). A partir de agora, aqueles que têm 87 anos ou mais podem procurar um dos 10 postos de saúde ou os dois drive-thrus (veja os endereços abaixo) para receber a primeira dose do imunizante contra a covid-19.
Assim como na quarta-feira (10), quando começou a vacinação para quem tem 90 anos ou mais, há registro de filas em alguns locais. No Postão da IAPI, na Zona Norte, o movimento era grande antes mesmo das 7h.
No mesmo horário, no Centro de Saúde Modelo, no bairro Santana, cerca de 30 idosos aguardavam a abertura da unidade. A primeira pessoa chegou por volta das 5h, e a fila dobrava a esquina das avenidas Jeronimo de Ornellas e João Pessoa.
Policial militar da área administrativa, Isabel Gonçalves dos Santos, 56 anos, decidiu trazer cedo a mãe, Luiza Gonçalves dos Santos, 89, para não perder muito tempo do seu dia de trabalho. A idosa estava ansiosa e nem conseguiu dormir direito com a expectativa alta.
— Em julho, ela faz 90 anos. Só tenho a esperança é que esse vírus vá embora com a vacina — disse a filha, enquanto Luiza, que tem cinco filhos, 13 netos e cinco bisnetos, quer se afastar do "bichinho brabo" que é o coronavírus.
Na Unidade de Saúde São Carlos, junto ao terminal de ônibus Antônio de Carvalho, o movimento era tranquilo pouco antes das 7h. Apenas duas pessoas aguardavam pela vacina.
A Mariângela Pinto Machado, 63 anos, trouxe a mãe Angelina Pinto, 88 anos. Junto, uma cadeirinha.
— Ela está muito ansiosa. Nem quer sentar — conta a filha.
O outro idoso que aguardava pela vacina era o seu Virgílio Escouto, 88 anos. Ele chegou a pé por volta das 6h30min.
— Vim caminhando. Moro perto. Quero muito me vacinar.
Na Unidade de Saúde Morro Santana, próximo da Avenida Protásio Alves, no bairro Alto Petrópolis, o movimento também era baixo. Por volta das 7h, quatro pessoas aguardavam o início da vacinação.
O primeiro da fila era seu Manuel Dias, 89 anos. Ele foi dirigindo e trouxe um amigo também para tomar a vacina:
— Disseram para eu ir ontem (quarta, dia para aqueles com mais de 90), que eu passava por 90. Mas não quero ser fura-fila.
No posto IAPI, zona norte de Porto Alegre, o movimento era um pouco mais intenso, mas menor do que o registrado na quarta-feira. Alguns idosos sentados em cadeirinhas, acompanhados por familiares e alguns sonolentos sendo despertados pelo canto de dois galos. Um em frente ao posto e outro em um jardim na própria área da unidade de saúde.
Na Unidade de Saúde Assis Brasil, bairro Sarandi, cadeiras plásticas foram colocadas do lado de fora e cerca de 15 idosos aguardavam. No drive-thru junto ao Simers, que começou a vacinar às 8h, quatro carros estavam estacionados às 6h.
O primeiro chegou às 5h30min. A jornalista Anna Fonseca, 52 anos, levava o pai, João Manoel Fonseca, 87 anos.
— O pai está preso em casa há quase um ano. Bendita vacina — disse Anna.
A médica Cátia de Almeida, 66 anos, já está vacinada e levou a mãe Terezinha Xavier de Almeida, 89 anos.
— É a primeira vez que ela sai de casa desde março.
Sem necessidade de filas
A prefeitura, contudo, afirma que não é necessário que os idosos formem fila cedo, pois haverá doses disponíveis para todos. Em nota, o prefeito Sebastião Melo pediu ajuda "aos filhos ou cuidadores para que tranquilizem os idosos para que a vacinação aconteça de forma legal para todo mundo".
De acordo com orientação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), quem não conseguiu se vacinar porque perdeu o horário pode procurar a imunização em outro dia. As datas determinam as idades para organizar o processo de imunização, mas não impedem a aplicação em outro dia — sempre por ordem de chegada.
Na quarta, cerca de 3,3 mil idosos de 90 anos ou mais foram vacinados. Na sexta-feira (12) é a vez de quem tem 85 anos ou mais buscar a primeira dose do imunizante.
O que levar
É necessário que os idosos levem documento de identidade com foto, como RG ou CPF, e comprovante de residência, como conta de água e luz. Somente quem reside na Capital poderá se imunizar. Não haverá distribuição de senhas: o atendimento é por ordem de chegada. Em caso de necessidade, é permitida a presença de um acompanhante.
Postos de saúde que vacinarão os idosos
Horário: das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira
- US Camaquã (Rua Dr. Jõao Pitta Pinheiro Filho, 176, bairro Camaquã)
- US São Carlos (Rua Bento Gonçalves, 6.670, bairro Agronomia)
- US IAPI (Rua Três de Abril, 90, bairro Passo da Areia)
- US Morro Santana (Rua Marieta Mena Barreto, 210, bairro Morro Santana)
- Clínica de Família Alvaro Difini (Rua Alvaro Diffini, 520, bairro Restinga)
- US Moab Caldas (Rua Gabriel Fialho Camargo, bairro Santa Tereza)
- US Assis Brasil (Avenida Assis Brasil, 6.615, bairro Sarandi)
- US Santa Marta (Rua Capitão Montanha, 27)
- US Modelo (Rua Jerônimo de Ornellas, 55, bairro Santana)
- US Santa Cecília (Rua São Manoel, 543, bairro Santa Cecília)
Drive-thrus para vacinação de idosos
A vacinação feita nos idosos dentro dos carros ocorrerá até sábado (13).
- Estacionamento do Simers: Rua Coronel Corte Real, 975, quase esquina com Avenida Ipiranga (acesso dos veículos pela Rua Dário Pederneiras, com saída pela Corte Real). Aberto das 8h às 17h.
- Estacionamento do Hipermercado Big Sertório: Avenida Sertório, 6.600. Aberto das 10h às 17h.