A Vigilância em Saúde de Porto Alegre calcula vacinar contra covid-19 mais de 5,5 mil idosos acamados. Para isso, é necessário realizar o agendamento da imunização domiciliar, através do site da prefeitura ou do telefone 156. No entanto, há fila de espera para o atendimento. De acordo com a prefeitura, às 10h desta terça-feira (26), 60 pessoas aguardavam para realizar o agendamento por meio do telefone 156.
Para facilitar o atendimento, é necessário ter em mãos o número do CPF e do cartão do SUS do idoso. Por enquanto, a vacinação em domicílio é para idosos com mais de 60 anos que estão acamados, ou seja, sem possibilidade de sair do quarto para buscar a imunização em um posto.
De acordo com o coordenador da Vigilância em Saúde, Fernando Ritter, cerca de 5,5 mil idosos nessa situação já são acompanhados pela saúde pública de Porto Alegre. Há um cálculo de que ao menos mais 1 mil idosos estão nessa situação e são atendidos por serviços particulares — eles também poderão agendar a vacinação.
— Nós temos um cadastro, feito pela unidades de atenção primária em saúde, onde nós temos identificadas aproximadamente 5,5 mil pessoas acima de 60 anos acamadas. Porém, nós sabemos que há pessoas que não acessam o Sistema Único de Saúde regularmente. Solicitamos que entre em contato com a nossa Ouvidoria, relatando nome da pessoa acamada, endereço, qual a comorbidade e há quanto tempo está nesse processo. A Ouvidoria vai repassar à unidade de saúde, que vai analisar se já está no cadastro e vai entrar em contato — afirma Fernando Ritter.
Como agendar
Pela internet
O passo a passo para agendar a vacinação domiciliar pela internet não é fácil. O serviço deve ser feito através do portal Conecta Cidadão. O endereço é https://156web.procempa.com.br/:
- O cidadão deve ir na aba saúde e abrir a página da ouvidoria, descrita como SMS - Reclamações diversas
- Deve se ter um login e senha de acesso. Esse cadastro pode ser feito a partir do cadastro no site do governo federal
- O cadastro nesse passo é o mesmo para serviços do SUS, da Carteira de Trabalho Digital e dos documentos de veículo digitais
- Realizando esse acesso, o cidadão deve fazer uma senha para o acesso no site da prefeitura de Porto Alegre, com o mesmo e-mail usado no acesso do site do governo federal
- Passada esta etapa, o cidadão deve preencher seus dados: informando endereço domiciliar e ressaltando que a pessoa é acamada e que precisa ser vacinada em casa
Telefone
Outra possibilidade de cadastro é através do telefone da prefeitura, pelo número 156, opção 6 — da Ouvidoria da Secretaria da Saúde. Há uma fila de espera para atendimento, e a Secretaria da Saúde pede paciência e afirma que está atendendo a demanda.
— Já tem uma fila. Pedimos paciência. Há um processo de vacinação que precisa ser seguido. Não é tão fácil quanto vacinar os trabalhadores no serviço de saúde. Nas casas, o processo é mais demorado. Tem uma casa em cada rua, o profissional tem que se identificar, tem que se preparar — lembra Fernando Ritter.
Vacinação para idosos acima de 85 anos em postos é estudada
De acordo com Fernando Ritter, a vacinação para idosos acima de 85 anos nos postos de saúde é estudada ainda pela Secretaria da Saúde de Porto Alegre. Com as doses que chegaram da vacina de Oxford, a orientação do Ministério da Saúde e que deve ser seguida pelos demais municípios gaúchos é de terminar a vacinação de profissionais da saúde. A Secretaria da Saúde da capital estuda começar a vacinar em algumas unidades de saúde. A definição deve sair ainda nesta semana.