Pelotas terá um reforço de 10 vagas de unidade de terapia intensiva (UTI) a partir deste sábado (15). Os leitos estarão a disposição no Hospital Beneficência Portuguesa, que fez uma remodelagem na estrutura. No acordo, a prefeitura de Pelotas irá pagar o valor de R$ 200 mil por mês pelo aluguel. A ampliação permitirá a internação de novos pacientes de UTI na cidade, já que desde quarta-feira (12) os pacientes tinham de ser transferidos para outros hospitais do Estado.
A cidade atingiu nesta semana a ocupação total nos vagas em UTI adulto exclusivos para covid-19. O município conta com 35 leitos, sendo 30 para adultos e cinco pediátricos. Com a lotação, os novos pacientes estavam sendo cadastrados no Gerenciamento de Internação do Estado.
O município tem estrutura pronta para abertura de 20 leitos que estão alugados, mas o grande empecilho é a falta de profissionais da saúde para trabalharem nas unidades. A cidade aguarda do governo federal o repasse de médicos de outras regiões do país pelo programa Conta Comigo.
Dados recentes mostram que Pelotas contabiliza 1.597 pessoas contaminados por coronavírus. O município já registrou 44 mortes causadas por covid-19.