Em transmissão via redes sociais, na tarde desta quarta-feira (15), o prefeito Nelson Marchezan anunciou nova fase de testes de coronavírus na Capital. Além dos sintomáticos, Porto Alegre começa a fazer exames para detectar a presença do vírus também nos assintomáticos.
De acordo com o secretário adjunto da Saúde, Natan Katz, o teste começa a ser aplicado, nesta quarta-feira, em familiares de pacientes confirmados com covid-19. O exame será realizado 20 dias após a confirmação do primeiro caso no núcleo familiar.
— Quem deve fazer esse exame? Todas as pessoas que moram junto com caso confirmado vai poder fazer esse exame. Estará disponível para todos que tiveram contato — explicou o secretário adjunto.
Para realizar o teste, é preciso procurar uma Unidade de Atenção Primária levando CPF e/ou cartão SUS do familiar que teve a confirmação da doença. Será importante também informar a data de início de sintomas do familiar que testou positivo.
Uma nova fase de testagem será lançada ainda neste mês. O objetivo é testar pessoas que tiveram contato com casos confirmados no ambiente de trabalho.
Porto Alegre triplica testes
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), na mesma transmissão, mostrou gráficos que mostram que Porto Alegre triplicou o número de testes semanais do tipo PCR - considerado mais preciso - do início do mês passado para a metade de julho.
De acordo com os dados da SMS, na semana de 8 a 15 de junho, foram testadas 604 pessoas. Já de 29 de junho a 5 de julho, o número saltou para 1.839.
— A ideia é cortar a cadeia de transmissão. Todo esse esforço para conseguir evitar a transmissão entre a pessoas — resumiu Katz.
Sobre o Gre-Nal
Na mesma transmissão, o prefeito Nelson Marchezan falou sobre a possibilidade de realização do Gre-Nal em meio à pandemia e ao período que é considerado o pico da doença. Ele lembrou que haverá uma reunião, ainda nesta quarta-feira, para a análise dos protocolos encaminhados pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF).
Marchezan reforçou que terá uma posição sobre a realização ou não do jogo até o final da semana.
— É um momento muito delicado, de muita cautela aqui para o município. Isso (realização do Gre-Nal) vai ser estudado com muito carinho, pelo carinho que a gente tem com o futebol, o Grêmio, o Inter, o FGF e São José, que são importantes para a cidade. Vamos analisar tecnicamente todas as demandas — finalizou.