A confirmação sobre o retorno do Campeonato Gaúcho na próxima semana e a realização do clássico Gre-Nal, previsto para o estádio Beira Rio na próxima quarta-feira (22), ainda é encarada com bastante cautela por parte do prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan. À coluna, Marchezan tratou como "eventual" a realização da partida entre Grêmio e Internacional na Capital e adiantou que o tema será objeto de análise nesta quarta (15) por parte dos técnicos que compõem o chamado Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus, no Paço Municipal.
A equipe formada para planejar e executar ações de combate à covid-19 inclui, entre outros integrantes, o secretário da Saúde, Pablo Stürmer; o secretário extraordinário de Enfrentamento ao Coronavírus, Bruno Miragem; gestores das áreas de mobilidade e desenvolvimento econômico, além do próprio prefeito, claro.
Há um ponto positivo, conforme observou Marchezan à coluna nesta quarta: restam poucos jogos para a conclusão do campeonato. Seriam somente três rodadas para encerrar a fase classificatória do segundo turno. Após, haveria realização de semi-final e final - para definir o campeão do segundo turno do Gauchão.
Depois disso, os vencedores do primeiro turno (Caxias) e segundo turno (a definir) se enfrentariam para decidir quem é o vencedor da competição. Caso o Caxias vença o segundo turno, ele é automaticamente declarado campeão, sem necessidade de realização de uma final.
Entretanto, o prefeito Marchezan está preocupado com os protocolos de segurança e uma perigosa interpretação por parte da sociedade de que as coisas estejam retornando à normalidade. Em tempo: Porto Alegre e o Rio Grande do Sul vivem o período mais crítico desde o início da pandemia. Somente nas últimas 24 horas foram 65 óbitos registrados e a marca dos mil mortos por coronavírus foi ultrapassada no Estado.
- Se tivéssemos que escolher friamente, apenas diante dos números, a decisão seria por não realizar. Mas analisaremos todos os pontos.Respeito muito a opinião dos profissionais da área. Há como aspecto positivo que seriam poucas datas de jogos. Ao mesmo tempo, um eventual retorno do campeonato não é e nem pode ser sinal de retomada da normalidade - explicou Marchezan.
Vale lembrar que o Gre-Nal 425, que marcará a volta do Campeonato Gaúcho 2020 depois de quatro meses de paralisação, foi confirmado para as 21h30min da próxima quarta-feira (22) e será transmitido pela RBS TV para todo o Estado. A partida com portões fechados é válida pela quarta rodada da segunda fase do Gauchão. Para que o jogo ocorra no Beira-Rio, porém, falta a confirmação da prefeitura.