Correção: um frigorífico segue com interdição parcial, e não três como informado entre 12h33min e 19h30min. O texto já foi corrigido.
O Rio Grande do Sul tem 53 surtos ativos de coronavírus em indústrias e lares de idosos. Desde 20 de março até terça-feira (2), o Estado soma 64 focos, sendo que 11 já são considerados encerrados. Os dados integram o boletim epidemiológico divulgado, nesta quarta-feira (3), pela Secretaria Estadual da Saúde (SES).
Apenas nos residenciais para a terceira idade são 11 surtos contabilizados que já provocaram 11 mortes. Conforme dados da SES, o número de pessoas expostas à transmissão da covid-19 em lares de idosos é de 425, sendo que 146 foram diagnosticadas em testes de laboratórios com a doença.
Atualmente, 42 indústrias gaúchas estão enfrentando surtos do coronavírus. Dessas, 24 são frigoríficos que somam 24.650 trabalhadores. Entre os empregados, 2.115 tiveram o diagnóstico confirmado por exames de laboratório, enquanto outros 467 foram confirmados por critério clínico-epidemiológico.
Até o momento, foram registrados três mortes de trabalhadores e quatro óbitos de casos secundários. Um frigorífico de Garibaldi encontra-se com interdição parcial das atividades.
Se somados todos os casos de surtos no Estado, são 32,1 mil pessoas expostas diretamente à covid-19. Ao todo, 18 mortes estão relacionadas aos focos de transmissão.