Diminuiu em quase 35% a ocupação de unidades de terapia intensiva (UTI) exclusivas para o tratamento da covid-19 em Santa Maria. Segundo dados do site do governo do Estado, exclusivo sobre a ocupação dos leitos no Rio Grande do Sul, são 15 pessoas precisando de UTI na cidade. Na quinta-feira (18) passada eram 23, uma redução de 34,78%.
O Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo tinha 13 pacientes em UTI, o número, agora, caiu para nove. No local há 17 leitos de terapia intensiva exclusivos para tratamento da covid,. Com isso, a ocupação atual é de 52%.
O Hospital Regional tinha cinco pacientes em UTI nos 10 leitos disponíveis. Agora, tem apenas um, o que representa 10% de ocupação. Já o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) continua com os mesmos cinco internados, o que representa metade do leitos intensivos ocupados.
Por outro lado, o número de pacientes em leitos comuns cresceu quase 18%. Na semana passada eram 39 ao total, agora aumentou para 46.
O Hospital de Caridade tem 37 pessoas internadas em leitos clínicos nos 45 disponíveis exclusivamente para tratamento da covid, uma ocupação de 82%. Na semana passada eram 31 pacientes em leitos comuns.
No Hospital Regional aumentou de oito para nove. São 40 leitos clínicos disponíveis no local, o que representa 22,5% de ocupação. No HUSM, nenhum dos 10 leitos comuns exclusivos para covid está ocupado.
Em números absolutos, 40% dos leitos de UTI e 48% dos leitos comuns para tratamento da covid-19 estão ocupados no município.