Universidades com campi em Porto Alegre mantêm cautela quanto à retomada de atividades presenciais. Na quinta-feira passada (4), o prefeito Nelson Marchezan liberou pesquisas, atividades práticas de ensino e estágio obrigatórios realizados nas instituições, desde que não possam ser realizadas de forma remota por conta da pandemia do coronavírus. Confira a situação em cada instituição:
Estácio
A Estácio foi a única instituição de Ensino Superior consultada por GaúchaZH que anunciou a volta das aulas no formato presencial. Será a partir de 22 de junho. Conforme a instituição, já existe um plano para garantir a segurança e a saúde de alunos e professores. Para evitar aglomerações, o modelo prevê aulas agendadas para reduzir o volume de estudantes nas salas e laboratórios. Alunos e docentes receberão equipamentos de proteção.
Uergs
No caso da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), a retomada do primeiro semestre também ocorrerá em 22 de junho. No entanto, será em formato totalmente remoto. Na unidade de Porto Alegre, assim como nas do interior do Estado, as atividades seguirão suspensas. Em 29 de maio, a Reitoria publicou portaria que mantém a suspensão das atividades presenciais regulares até 31 de agosto. Nesse período, todos os funcionários devem continuar trabalhando de casa.
PUCRS
A Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS) optou por manter as aulas e a maior parte das atividades e serviços na modalidade online até o final do semestre. A universidade, no entanto, já está concluindo as definições sobre estágios e atividades práticas essenciais que poderão ocorrer presencialmente a partir da segunda quinzena de junho. A instituição adianta que serão realizadas de forma gradual e controlada, considerando somente as atividades que realmente não podem ser substituídas por atividades remotas.
UFRGS
A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) segue com atividades presenciais suspensas até 30 de junho. A portaria publicada pela instituição diz ainda que o retorno deve ser comunicado com antecedência mínima de 15 dias.
Unisinos
A Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) vai manter as atividades em ambiente virtual até pelo menos o final do primeiro semestre. Segundo a instituição, o plano avança com a retomada progressiva e gradual de atividades práticas presenciais, entre elas, por exemplo, experimentos em laboratórios para alunos matriculados em trabalhos de conclusão de curso (TCC).
UFCSPA
A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) seguirá durante o mês de junho com asatividades presenciais de ensino de graduação e pós-graduação suspensas. Será discutido neste mês, pela instituição, a possibilidade de realização de aulas EAD.
IFRS
O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) segue sem atividades acadêmicas presenciais em todos os 17 campi - incluindo Porto Alegre. A suspensão vale pelo menos até 3 de julho.