O coronavírus segue avançando e chegando a instituições com grande número de pessoas incluídas no grupo de risco em Porto Alegre: as casas de idosos. A Sociedade Porto-alegrense de Auxílio aos Necessitados (Spaan), localizada no bairro Nonoai, registrou o primeiro caso de uma residente que testou positivo para a doença.
A idosa está assintomática. Após o teste PCR, foi identificado material genético do causador da doença. Ela foi isolada em um quarto separado dos outros 128 residentes.
— Foram separados utensílios somente para ela, como xícaras, talheres e pratos. Além disso, as roupas são lavadas separadamente e há funcionários exclusivos para atendê-la, com uso de equipamentos de proteção individual. O banheiro também é utilizado separadamente. Ainda não sabemos como se deu a infecção – explica a enfermeira responsável técnica da Spaan, Elenise Oliveira Machado.
A rodada de testes foi feita nos dias 23 e 24 de maio por meio do projeto Corona Zero, do Rotary International – a Spaan, que atende idosos sem custos, é administrada por representantes do Rotary Clube Porto Alegre Norte. Foram feitos 274 testes PCR, sendo 126 em moradores e os demais em trabalhadores e voluntários.
Dois colaboradores de serviços essenciais também testaram positivo: uma pessoa que presta serviços na área de consultoria e outra que é funcionária do local, mas estava afastada por ser grupo de risco. As duas não frequentavam a entidade desde 12 de março e foram convidadas a ir ao local somente para a testagem.
— Não consideramos que um caso tem a ver com o outro. São pessoas que moram longe uma da outra, não têm contato. A infecção ocorreu, provavelmente, em seu território — diz Elenise.
Por esse motivo, a Spaan contabiliza apenas um caso de pessoa que vive na casa, o que não configuraria surto, que é quando são confirmados dois casos ou mais. A reportagem de GaúchaZH questionou a Secretaria Estadual de Saúde sobre a definição de surto neste caso, mas a pasta recomendou que a secretaria municipal fosse consultada, mas ainda não houve retorno.
Desde março, a Spaan adota medidas para a prevenção do avanço do coronavírus. As visitas e a presença de voluntários estão proibidas por tempo indeterminado. Os funcionários tomam banho e trocam de roupa ao entrar e sair da instituição, e a higienização foi intensificada.
Casos em Porto Alegre
Na semana passada, a prefeitura de Porto Alegre confirmou o primeiro surto em uma casa de idosos, que não teve o nome divulgado. Dos 13 residentes do local, 12 testaram positivo para a covid-19 até o dia 25 de março.
Pelo menos um óbito foi registrado em uma casa geriátrica da cidade. O nome da instituição também não foi divulgado. GaúchaZH aguarda os dados atualizados sobre o assunto, solicitados à Secretaria Municipal de Saúde.
A prefeitura de Porto Alegre contabiliza 40 mortes por coronavírus até o início da tarde desta terça-feira (2).