O governo estadual lançou nesta quinta-feira (4) uma nova versão do site que permite monitorar o avanço da pandemia de coronavírus no Rio Grande do Sul. A reformulação do painel digital apresenta melhorias como a possibilidade de fazer download dos dados apresentados, além de trazer informações como perfil de vítimas por sexo, idade, hospitalizações, sintomas mais frequentes entre os pacientes e números de testes realizados e distribuídos aos municípios.
O anúncio da reformulação foi feito pelo governador Eduardo Leite durante uma transmissão ao vivo via rede social na tarde desta quinta.
— É uma nova forma de apresentar os dados do Rio Grande do Sul. Podem ser baixados em formato CSV (que facilita o armazenamento e o manejo das informações), temos mapas, incidência (de casos), os sintomas mais apresentados, a curva de casos, muitas informações que estamos disponibilizando para todos que quiserem consultar ou trabalhar com esses dados — afirmou Leite.
Além de uma nova configuração visual, uma das principais vantagens da reformulação é permitir o download das informações. Conforme reportagem publicada por GaúchaZH em 26 de maio, rankings internacionais apontavam falta de transparência do governo estadual na divulgação das informações sobre a pandemia.
Uma das falhas mais destacadas era justamente não oferecer a possibilidade de download em planilha aberta — algo que já era feito pela maioria dos outros Estados. Outras informações, que apareciam somente nos boletins epidemiológicos, eram consideradas de difícil acesso. Agora, por exemplo, é possível consultar perfil de pacientes ou mortos por critérios como sexo ou faixa etária, aplicação e distribuição de testes ou quais foram os sintomas mais frequentes relatados por quem contraiu a doença (45% se queixam de tosse, e 39% têm febre).
Apesar das melhorias, o painel não apresenta as confirmações de casos e óbitos do dia em todo o Estado. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, essa informação ficará por conta dos boletins divulgados diariamente pelo Twitter, enquanto o painel mostrará o acumulado.
Por meio de um link, é possível ainda acessar uma página com esclarecimentos sobre aquisições emergenciais realizadas pelo governo para fazer frente à pandemia de coronavírus.