O governo do Rio Grande do Sul incluiu uma nova atividade no rol das consideradas essenciais durante o distanciamento social para combate à pandemia de coronavírus no Estado. Em decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) neste domingo (7), os cursos de formação profissional a aprovados em concurso público para o ingresso nas carreiras vinculadas à segurança pública promovidos pelas academias ou escolas oficiais entraram nessa categoria.
Com isso, essa atividade não poderá ser vetada pelos municípios por meio de decretos próprios, conforme prevê a norma estadual.
Em outro decreto publicado neste domingo, o governo oficializa a atualização das bandeiras distanciamento controlado no Rio Grande do Sul, anunciada no sábado (6). Na nova revisão, três regiões que estavam com bandeira amarela (risco baixo) passaram para laranja (risco médio): Ijuí, Santa Rosa e Santa Cruz do Sul. Nesta rodada, apenas a região de Pelotas apresentou melhora, reduzindo o grau de laranja para amarelo no combate à pandemia de coronavírus.