Depois do anúncio feito pelo governador Eduardo Leite a respeito da atualização do sistema de bandeiras que regula o distanciamento controlado, na noite deste sábado (20), Porto Alegre passou para a cor vermelha, que entra em vigor na terça-feira (23). O prefeito Nelson Marchezan afirmou no Twitter que a Capital terá mais restrições em relação à circulação e às atividades econômicas já a partir de segunda-feira (22).
Segundo Marchezan, a prefeitura fechará o comércio da Capital. Pelo Twitter, ele disse que apenas os estabelecimentos e serviços expressamente autorizados ficarão abertos, além de restaurantes — estes até as 17h —, autônomos e microempreendedores individuais.
A decisão do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus foi tomada durante uma reunião realizada no sábado, depois de dois dias de análise de dados pela equipe. "Os motivos levados em conta são o rápido avanço da ocupação de leitos de UTI e a grande circulação de pessoas nas ruas", escreveu o prefeito sobre o novo decreto, que entra em vigor na segunda.
Marchezan disse ainda que "nenhum lugar do mundo conseguiu frear o avanço da doença sem evitar circulação de pessoas e restringir atividades econômicas".
O executivo também estabelece regramento para evitar aglomerações em estabelecimentos como supermercados, shoppings, parques e praças. Pessoas que desrespeitarem o distanciamento social e as medidas de proteção individual e estabelecimentos que não evitarem aglomerações poderão ser multados.
— Não fecharemos shoppings. Vamos aplicar as mesmas restrições nos estabelecimentos como restaurantes e lojas. Mantém mercados, farmácias, serviços essenciais. Eles decidem se abrem ou não — disse o prefeito.
Na domingo (21), às 15h, Marchezan fará uma live para esclarecer as novas definições. A transmissão será pelo link facebook.com/prefpoa.