Foi registrada a primeira morte por coronavírus no sul do Estado. A vítima é uma idosa de 66 anos, moradora de Rio Grande, que morreu na última quinta-feira (30). Na sexta-feira (1), Rio Grande do Sul chegou a 62 óbitos pela covid-19.
O prefeito de Rio Grande, Alexandre Lindemayer, afirmou que a origem do contágio da vítima ainda está sendo apurada, mas que existe a possibilidade de ter sido um contágio comunitário. Se isso se confirmar, elevaria a situação de gravidade do município que registrou até agora seis casos da doença.
Rio Grande é um dos poucos municípios do interior, e o único da região sul, que mantém medidas mais duras de distanciamento social. Desde o dia 23 de março, a cidade tem o seu comércio não essencial fechado.
Nesta sexta-feira (1°), um grupo de empresários e religiosos se manifestaram em frente ao prédio da prefeitura solicitando a reabertura das atividades comerciais e uma flexibilização no decreto municipal. A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Rio Grande estima para mais de 1,7 mil demissões na cidade desde o começo da pandemia.
Em estrutura, o município conta atualmente com 10 leitos exclusivos e disponíveis de UTI para covid-19. Além disso, a cidade tem mais 92 leitos de retaguarda, caso o número de casos da doença aumente.
No Estado, já são 1.619 pessoas contaminadas em 143 municípios. Desses, 882 se recuperaram dos sintomas, o que representa 54,5% do total de infectados.