Mais três mortes foram confirmadas pela Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul neste domingo (10), e o Estado chegou à marca de cem óbitos em decorrência do coronavírus. Dois ocorreram em Bento Gonçalves e um foi registrado em Santa Rosa.
A vítima mais velha é uma mulher de Santa Rosa que tinha 89 anos. Não foram divulgados detalhes.
Em Bento Gonçalves, as vítimas eram uma mulher de 87 anos, que estava internada no Hospital Universitário de Canoas e morreu neste domingo (10). Ela havia sido diagnosticada com coronavírus ainda no Hospital Tacchini, no dia 4 de abril, onde estava inicialmente internada. Também no mesmo hospital do município da Serra, um homem de 68 anos, que tinha outras doenças, morreu no sábado (9). Ele estava internado desde 21 de abril.
O Estado tem 2.576 casos confirmados. Desses, 1.373 (53%) foram considerados recuperados. Outros 1.103 (42,8%) ainda estão em recuperação A taxa de letalidade — proporção entre vítimas fatais e total de contaminados — é de 3,9%.
A Secretaria Estadual de Saúde registrou 34 novos casos de coronavírus no domingo (10). A maioria deles em Passo Fundo. A cidade no norte do Estado incluiu nove pacientes à estatística. Lajeado tem outros quatro novos diagnosticados e Marau, três. Marau lidera a incidência estadual — o município tem 2,96 infectados a cada mil habitantes. O Rio Grande do Sul contabiliza 2,26 contaminados a cada mil habitantes.
O domingo registrou mais quatro municípios que ainda não tinham casos confirmados entrando para a lista: Butiá, Itaqui, São Valentim do Sul e Vila Flores notificaram um caso de covid-19 cada um.
No outro extremo da lista, a Capital lidera em números absolutos de contaminados com 508. Porto Alegre também é a cidade com mais vítimas fatais, junto com Passo Fundo. Cada uma teve 17 óbitos confirmados pelo novo coronavírus.
O primeiro óbito por covid-19 no Estado foi registrado em 24 de março, em Porto Alegre, oito dias depois da primeira medida de distanciamento social ser implementada na Capital. O vírus chegou ao Rio Grande do Sul em 29 de fevereiro, segundo a SES.
Os números gaúchos são menos impactantes que os de outras regiões do país. O Brasil tem, segundo o Ministério da Saúde, 11.123 mortos e 162.699 diagnósticos confirmados (6,8% de letalidade). Entre o sábado e o domingo foram 495 óbitos notificados e 6.790 novos contaminados registrados em 24 horas. O país é o sexto em número de vítimas fatais no mundo todo, de acordo com a plataforma da Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos, que faz o acompanhamento da pandemia.