- Foram registrados 606 casos nas últimas 24 horas
- RS tem 2.117 recuperados
- Brasil tem 14.817 mortes e 218.223 casos
O Rio Grande do Sul registrou seis mortes por coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total de óbitos para 132, segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), na noite desta sexta-feira (15). As vítimas são de Barros Cassal (mulher, 70 anos), Osório (homem, 77 anos), Guaíba (homem, 63 anos), Lajeado (mulheres, de 82 anos e 88 anos) e Tunas (homem, 89 anos). Até o momento, o número de recuperados da doença está em 2.117 no Estado.
Também nas últimas 24 horas, foram registrados 606 novos casos da covid-19 em solo gaúcho — 496 foram confirmados por meio de testes rápidos e por critério clínico. A maior parte desses casos se refere a dias anteriores. Com isso, o total de pacientes confirmados saltou de 3.101 para 3.707.
As vítimas de Lajeado, no Vale do Taquari, eram duas idosas, que estavam internadas no Hospital Bruno Born. Elas não resistiram e morreram na madrugada desta sexta-feira. A vítima de 82 anos era diabética e cardiopatia. A senhora de 88 anos sofria de doença cardiovascular crônica, segundo a SES.
O paciente de Guaíba, na Região Metropolitana, tratava um câncer de pulmão e estava internado no Hospital Ernesto Dornelles, em Porto Alegre. Ele ficou na emergência entre os dias 26 e 27 de abril. Depois foi encaminhado para a UTI, onde acabou falecendo na quinta-feira (14), segundo a prefeitura do município. Inicialmente, a morte dessa vítima foi informada no balanço da Capital, mas esse dado foi corrigido na sequência.
A vítima de Barros Cassal era diabética, cardiopata e hipertensa. O caso registrado em Tunas, no Vale do Rio Pardo, é de um homem com quadro de cardiopatia, hipertensão e diabetes, que morreu no dia 28 de abril. Ele chegou a ser submetido ao teste PCR, que deu negativo, mas o período de realização foi considerado tardio. Com isso, foi utilizado o critério clínico epidemiológico — quando a pessoa apresenta sintomas compatíveis com a doença e teve contato próximo com caso confirmado — para apontar a covid-19, segundo a SES.
Em Osório, no Litoral Norte, a vítima é um homem, de 77 anos, que estava internado no Hospital São Vicente de Paulo de Osório desde o dia 11 de maio. Ele tinha problemas respiratórios, diabetes e era hipertenso. O resultado do teste positivo para a covid-19 ocorreu no dia seguinte. O idoso morreu nesta sexta-feira, segundo a prefeitura do município.
Mortes no Brasil
O Brasil registrou 824 mortes por coronavírus nas últimas 24 horas, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde. Dessa forma, o total de óbitos causados pela doença no país sobe para 14.817.