A fiscalização da prefeitura de Porto Alegre já autuou e fechou 48 quadras e complexos esportivos desde março após o início da validade dos decretos que limitam o funcionamento de estabelecimentos devido ao coronavírus. Os dados foram computados pela Guarda Municipal, que integra o Escritório de Fiscalização.
Conforme o comandante da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento, em alguns dos espaços havia aglomeração de pessoas. O responsável pela corporação ressaltou que as denúncias feitas pela população foram importantes nas ações.
— As pessoas, aos poucos, vão tendo a sensação de que o perigo já passou. Precisamos da compreensão e da cooperação da sociedade e das empresas. São quadras, principalmente, de futebol, mas também de vôlei — disse o comandante.
O último caso ocorreu na noite de quinta-feira (14), quando uma quadra de esportes no bairro Ipanema foi fechada pela prefeitura. Apesar das autuações, não foi necessário, até o momento, interditar nem cassar o alvará de nenhuma quadra de esportes. Ao todo, incluindo os setores de comércio, indústria e serviços, 173 estabelecimentos já foram autuados pela prefeitura da Capital.