O governo do Estado entregou nesta segunda-feira (27) 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Santa Maria e outros 10 em Osório. Na cidade localizada na Região Central, o Hospital Regional de Santa Maria inicia também nesta terça-feira (28) o atendimento a pacientes da covid-19 com 30 leitos de internação clínica.
O funcionamento do hospital para internações era uma demanda antiga dos moradores de Santa Maria. Até então, a instituição atendia somente pacientes nos ambulatórios de doenças crônicas e de cardiologia desde que foi inaugurado, em 2018.
A abertura de todos os 130 leitos de tratamento do Hospital Regional, voltados para as especialidades de cardiologia, neurologia e clínica geral, estava inicialmente planejada para julho. Em função da pandemia do coronavírus, no entanto, o governo do Estado fez uma alteração no planejamento. De acordo com o governador Eduardo Leite, os leitos, neste primeiro momento, serão destinados exclusivamente para o atendimento dos infectados pelo coronavírus.
— É um grande reforço, previsto no nosso plano de contingência, para o enfrentamento ao coronavírus no Estado. Agradeço a mobilização da comunidade, que tornou possível essa inauguração antes do prazo previsto, com a doação de cerca de R$ 650 mil para aquisição de equipamentos — destacou o governador.
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, o hospital não estará aberto para o público – o funcionamento será somente de forma referenciada. Assim, os pacientes não receberão o primeiro atendimento na instituição, mas serão encaminhados a partir de indicação médica em postos de saúde ou outros serviços de saúde. Para prestar atendimento aos pacientes, foram contratados 83 profissionais de equipe assistencial e 30 médicos.
Está prevista para maio a instalação de mais 20 leitos clínicos para tratamento da covid-19, totalizando 60 exclusivos para o enfrentamento da doença. Outros 70 leitos clínicos devem ser instalados até julho, completando 130, sendo 120 clínicos e 10 de UTI. O governo do Estado afirma ainda que está em processo de aquisição de equipamentos para que o hospital possa seguir em operação permanentemente, mesmo quando a situação de pandemia se normalizar.
Novos leitos em Osório
Ainda nesta segunda-feira (27), o Hospital São Vicente de Paulo passou a operar com 10 novos leitos. A ocupação ocorre pelo acesso direto à emergência ou por meio da Central de Regulação. Assim, o Litoral Norte já possui 40 leitos de UTI para acolher a demanda da pandemia de coronavírus. As demais unidades de tratamento intensivo estão em Capão da Canoa, Tramandaí e Torres.
Os equipamentos para a montagem dos leitos vieram por meio do Ministério da Saúde, dentro do plano de contingência hospitalar de enfrentamento à covid-19.
A nova ala do Hospital São Vicente de Paulo conta com 24 técnicos de enfermagem, cinco enfermeiros, responsável técnico de enfermagem, médico plantonista 24 horas, médico que fará a rotina médica, médico responsável técnico, profissional administrativo, equipe de higienização, fisioterapeuta, assistente social e psicóloga.