Um grupo de vereadores de Pelotas visitou o laboratório M&S Produtos Agropecuários, contratado pelo governo do Estado para a realização de testes da covid-19 no sul do Estado. A medida teve o intuito de verificar as condições do estabelecimento, que teve sua capacidade questionada por ter se adequado formalmente como laboratório clínico somente no dia da assinatura do contrato, 6 de abril. Anteriormente, eram realizadas apenas análises veterinárias no local.
Os vereadores fazem parte da Comissão Parlamentar de Saúde e estiveram acompanhados de um farmacêutico da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Além da visita, está marcada para esta quinta-feira (16) uma reunião com o proprietário do laboratório.
O vereador Marcola (PTB), presidente da comissão, afirmou que a visita foi importante para tirar qualquer dúvida que se tinha sobre o laboratório.
— Saímos de lá com uma impressão muito boa, o laboratório se preparou para a demanda. Com essa visita, podemos tranquilizar a população pelotense a respeito das condições do estabelecimento — finalizou o vereador.
Cerca de 30 municípios da região devem enviar os testes para o local. O laboratório afirma ter capacidade para realizar 250 exames por dia.
O Conselho Regional de Farmácia e a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas se posicionaram em nota contra o acordo.