A prefeitura de Santa Maria publicou um decreto recomendando o uso de máscaras pela população do município como mais uma forma de proteção contra a Covid-19.
Conforme a secretaria de Saúde, o uso de qualquer tipo de máscara, mesmo as feitas em casa, associado à lavagem de mãos, uso de álcool em gel e distanciamento social, aumentam a proteção da população contra a doença. No caso da máscara, a secretaria destaca que ela serve como barreira parcial para a transmissão do vírus, impedindo a disseminação pelo contato.
Em função disso, foi elaborada uma uma série de recomendações para o uso e a higienização de máscaras feitas em casa (domésticas). Elas podem ser acessadas neste link.
O decreto entra em vigor na próxima segunda-feira (13) e diz, entre outras questões que fica recomendada a toda a população de Santa Maria, a utilização de máscaras domésticas de proteção, em especial quando houver necessidade de contato com outras pessoas, de deslocamento em vias públicas, de compras de gêneros de primeira necessidade ou de outra medida que interrompa, provisoriamente, o isolamento social.
As máscaras de uso profissional deverão ser utilizadas somente por profissionais de saúde, por profissionais de apoio que prestarem assistência ao paciente suspeito ou confirmado de Covid-19 e por pacientes nas hipóteses recomendadas pelo Ministério da Saúde, sendo proibidas, nesses casos citados, a utilização de máscaras domésticas.
No desenvolvimento das atividades essenciais e no comércio em geral, quando autorizado o seu funcionamento, os colaboradores que desenvolvem atividade de atendimento ao público deverão, obrigatoriamente, fazer o uso das máscaras domésticas, nos termos previstos neste decreto municipal e sob a orientação das normativas do Ministério da Saúde.
Além disso, a prefeitura também recomenda que as pessoas não se mantenham em aglomerações em locais públicos como praças, parques, sendo aceitáveis, apenas, as movimentações de natureza transitória.