Com o início da vacinação nesta terça-feira (14) para um novo grupo de risco, que são os guardas municipais, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre pede que os idosos procurem farmácias e pontos de drive-thru a partir de quinta-feira (16).
O órgão reservou algumas farmácias para vacinar esses profissionais da segurança, deixando as demais aos idosos. A ideia é tentar ao máximo não misturar os públicos.
O problema é que, em boa parte desses locais, já não há mais vacina contra a gripe disponível para quem tem mais de 60 anos – esse público-alvo atingiu 98% da meta de vacinação. Foram vacinados 187.383 dos 191.700 idosos esperados.
Alternativa pode ser as 13 unidades de saúde que ainda possuem vacinas (confira abaixo).
A Secretaria enviou 15 mil doses para as demais corporações ligadas à segurança pública. O objetivo é fazer com que o maior número possível de profissionais da segurança não precise se deslocar do seu local de trabalho para ser imunizado.
A partir de quinta-feira, serão vacinadas também pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (comorbidades) nos pontos de drive-thru. Em 9 de maio, professores e os demais grupos de risco começam a ser imunizados. A campanha termina em 22 de maio.
Unidades de saúde onde ainda havia vacina até as 16h18min desta terça-feira
US Bananeiras
US Bom Jesus
US Camaquã
US IAPI
US Lami
US Nossa Senhora de Belém
US Moab Caldas
US Modelo
US Panorama
US Ramos
US Restinga
US Santa Marta
US Vila Jardim